Na cidade

Chuva vai regressar a meio da semana (e as temperaturas vão descer)

Após uns dias de primavera vai chegar o tempo de inverno, com precipitação, queda de neve e ventos fortes.
Prepare-se para a chuva.

A semana vai começar com tempo de primavera e temperaturas acima da média para esta época do ano. Esta segunda-feira, por exemplo, as máximas vão rondar os 17 (na Guarda) e os 23 graus (em Braga e Faro), mas será sol de pouca dura.

As condições meteorológicas vão manter-se estáveis nestes primeiros dias da semana, com uma subida de temperaturas influenciada por um “um centro de altas pressões que traz temperaturas amenas”.

Ao subir em latitude, o anticiclone bloqueia a aproximação de possíveis frentes a Portugal. Serve como um escudo, por isso não se espera precipitação”, explica à NiT Alfredo Graça, geógrafo do Meteored.

O cenário vai mudar a partir de quinta-feira, 22 de fevereiro, altura em que uma grande região de tempestades no Atlântico Norte se começa a aproximar gradualmente da Europa — e nem a crista anticiclónica vai ser capaz de impedir a instabilidade atmosférica, uma vez que se afastará para oeste.

Isto significa que, a meio da semana, haverá uma mudança drástica no estado do tempo em Portugal continental devido à massa de ar polar política, que vai provocar uma descida acentuada das temperaturas e queda de precipitação sob a forma de chuva e neve. Esperam-se ainda dias de vento com rajadas fortes.

A próxima semana deverá registar chuva acima da média sobretudo na região norte, como Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança, assim como no centro do País (Aveiro, Coimbra e Viseu).

A frente fria entrará pelo Minho na manhã de quinta-feira e irá percorrer todo o território nacional, perdendo a força quando chegar ao Algarve, que poderá não ser afetado pela precipitação. Em Lisboa, contudo, há previsão de chuva e as máximas podem descer até aos 13 graus.

Além da descida das temperaturas após a entrada de ar polar, espera-se queda de neve em várias serras e localidades da região norte entre quinta e sexta-feira. Ainda antes do fim de semana, prevêem-se máximas entre os seis e os 16 graus e mínimas entre os zero e os 11 graus.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT