Depois do ciclone tropical Kirk atingir o arquipélago dos Açores, as chuvas regressam a Portugal continental já a partir desta sexta-feira, 11 de outubro. O mau tempo levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar todos os distritos sob alerta.
A previsão do IPMA para esta quinta-feira, 10 de outubro, aponta para períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos. As condições climatéricas vão agravar-se no dia seguinte, com o aumento significativo da precipitação em todo o território continental.
A partir de 11 de outubro, todos os distritos estarão sob aviso amarelo devido à chuva, enquanto em Faro o aviso será laranja. Tanto neste distrito como em Beja, também estão previstas trovoadas.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Quanto às temperaturas, irão continuar dentro do mesmo padrão, com máximas acima dos 20 graus na maioria dos distritos. O cenário mantém-se no sábado, que também será chuvoso.
Nos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Beja, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Évora o aviso amarelo devido à chuva estende-se até ao início do fim de semana, nalguns casos até às 21 horas. No domingo, 13 de outubro, espera-se uma melhoria do estado do tempo, que deverá estar mais ameno e soalheiro.