Na cidade

Ciclone tropical atinge Portugal: vem aí uma semana de chuva e vento

Após uma frente fria que tomou de assalto o continente, o País será afetado por um fenómeno vindo dos Açores.
Não se esqueça do guarda-chuva.

Não guarde as galochas e os chapéus de chuva. Portugal Continental está a ser afetado por uma depressão, o que significa que a chuva veio para ficar. Nos Açores é esperado igualmente mau tempo devido ao ciclone tropical Kirk que se aproxima do arquipélago.

“A depressão está com superfície frontal fria” e começou por afetar a zona do Porto, Braga e Viseu durante a madrugada deste domingo, 6 de outubro. “Agora encaminha-se para os distritos de Aveiro e também Coimbra”, adiantou o climatologista Mário Marques à SIC Notícias.

Os períodos de chuva deverão intensificar-se em Lisboa durante a madrugada de segunda-feira, dia 7, assim como no distrito de Santarém, Portalegre, Castelo Branco. A partir de terça, após passar pelos Açores, Kirk deverá tornar-se numa tempestade tropical e movimentar-se em direção à Europa. O esperado é que chegue ao “Alto Minho e outras zonas montanhosas do extremo norte de Portugal continental” sob a forma de um vento forte, “equivalente ao de uma tempestade tropical”.

As temperaturas vão acompanhar este tempo de outono e rondar os 15 e 24 de máxima e os 13 e os 15 de mínima. Segundo as previsões, a primeira quinzena de outubro poderá ser bastante chuvosa, com uma quantidade de precipitação acumulada até duas vezes superior à média para esta altura do ano, garante o “Meteored”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT