Na cidade

Ciclovia da Almirante Reis vai mudar — mas a polémica deverá manter-se

Há novidades na ciclovia de uma das principais artérias de Lisboa.
Há mudanças a caminho.

Foi em julho que a Avenida Almirante Reis ganhou nova dinâmica, mas as primeiras críticas não se fizeram esperar. As novas alterações dão mais espaço às bicicletas e aos carros num dos sentidos, mas limitam a circulação automóvel no outro sentido.

A atual pista com dois sentidos que ocupa uma via de trânsito vai ser substituída por duas pistas com sentido único, uma de cada lado do separador central. No novo desenho proposto para o projeto, cada via para bicicletas terá 1,70 metros de largura. Na prática, isto significa que os automóveis vão ter mais espaço na via ascendente. No entanto, perdem espaço perdem na via descendente. 

O jornal “Público” revela que os trabalhos vão começar até ao final do ano. As mudanças, no entanto, não chegam sem debate, à imagem do que já havia acontecido no projeto que permitiu a atual dinâmica da ciclovia.

Ao mesmo jornal, Miguel Gaspar, vereador da Mobilidade, afirma que está é uma solução que  “traz flexibilidade”. “Se houver qualquer perturbação no trânsito vai ser possível um carro contornar”. Mas movimentos locais, como o grupo Vizinhos de Arroios, discordam. Foi mesmo apresentada uma petição assinada por mais de mil moradores pedindo uma melhor ciclovia. O debate tem decorrido na autarquia mas também online,

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT