NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Évora regista 46 graus e aproxima-se do máximo absoluto em Portugal

É o segundo dia consecutivo em que é batido o recorde do mês de junho. A vaga de calor vai continuar na próxima semana.

A cidade de Mora, no distrito de Évora, registou a temperatura mais elevada deste domingo, 29 de junho, com 46,6 graus. O valor está muito perto do máximo absoluto no País, um marco assinalado em agosto de 2003, quando se fizeram sentir 47,3 graus na Amareleja, em Beja, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Já no sábado, dia 28, os termómetros subiram até aos 45,4 graus no caso de Alvega, no concelho de Abrantes, distrito de Santarém. Ambos os casos assinalaram valores recorde para junho em Portugal, onde, até então, o máximo tinha sido os 44,9 graus, apontados em Alcácer do Sal, a 17 de junho de 2017.

A partir desta segunda-feira, “já começa a haver uma descida [das temperaturas] em alguns locais do país”, segundo a meteorologista Alexandra Fonseca, citada pela SIC. Porém, a descida ainda não será muito significativa e a onda de calor vai persistir no nosso País.

“Vai notar-se, principalmente, na faixa costeira da região Centro e, portanto, o País, principalmente no Interior, vai manter-se com estas temperaturas elevadas”, afirmou, acrescentando que, “no interior, essas temperaturas ainda estarão elevadas”.

Devido à onda de calor extremo, o IPMA colocou sete distritos do continente sob aviso amarelo entre este domingo e terça-feira. Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre são as cidades em alerta.

ARTIGOS RECOMENDADOS

ENTRETANTO EM