Tal como os oceanos da Terra, também o universo esconde em si vários fenómenos que poderemos nunca conhecer profundamente. Esta falta de conhecimento intrigante acaba por ser terreno ficcional propício a algumas das maiores produções de Hollywood, com centenas de filmes inspirados na possibilidade de existência de vida extraterrestre. Agora, existe um novo acontecimento no qual os realizadores se podem inspirar: um objeto espacial que aparece e desaparece.
O fenómeno ainda não identificado foi descoberto inicialmente por um universitário australiano e emana uma enorme energia durante um minuto a cada 18 minutos. Embora cos orpos celestes que transmitem energia sejam bastante comuns, são extremamente raros aqueles que apenas o fazem por um minuto e desaparecem.
“Estava a aparecer e a desaparecer durante algumas horas enquanto o observávamos”, explica em comunicado Natasha Hurley-Walker, a líder desta equipa de astronomia da Universidade de Curtin. “Foi algo totalmente inesperado. Também é um pouco assustador para os astrónomos porque não há nada conhecido no céu que faça isso”, acrescenta.
Ao reverem anos de informações, conseguiram perceber que aquele objeto pode estar aproximadamente a 4.000 anos luz da Terra, é incrivelmente brilhante e tem um campo magnético bastante forte.
As teorias que entretanto desenvolveram apontam que se pode tratar de uma estrela de neutrons ou matéria que restou de uma estrela que colapsou. No entanto, muita da história deste fenómeno permanece um mistério.
“Mais deteções irão dizer aos astrónomos se isto foi um acontecimento isolado ou se é uma vasta nova população celestte da qual nunca nos tínhamos percebido anteriormente. Estou muito entusiasmada para conhecer melhor este objeto e depois expandir a sua história”, conclui Natasha Hurley-Walker.