Na cidade

Cinema Batalha reabre em dezembro com os frescos recuperados de Júlio Pomar

A obra que começou em 2019 está finalmente em fase final. O famoso cinema abre portas na primeira semana de dezembro.
2022 vai ser um ano em cheio para a cidade

Depois do anúncio da data oficial para a reabertura do renovado Mercado do Bolhão, chega outro anúncio igualmente importante: será na primeira semana de dezembro que o também renovado Cinema Batalha abrirá ao público.

A data foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, que apontou assim para o fim das obras que decorrem desde 2019, mas que foram sofrendo sucessivos atrasos. O principal prendeu-se com a falta de matéria-prima sentida nos últimos meses.

Além da reabilitação do espaço, há ainda uma enorme novidade: nas paredes interiores foram destapados e recuperados os frescos que Júlio Pomar criou, ainda jovem, na década de 40. A obra de arte acabaria por ser ocultada pelas forças da censura do Estado Novo.

Quase oito décadas depois, a obra do pintor que morreu em 2018 foi redescoberta, por debaixo das várias camadas de tinta que a ocultaram em 1948.

Os murais retratam a visão do autor da tradicional festa de São João, mas terá sido a sua oposição ao regime que motivou a ordem de censura da obra que, agora, volta a poder ser admirada.

Os frescos de Júlio Pomar foram destapados e recuperados

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT