Depois do anúncio da data oficial para a reabertura do renovado Mercado do Bolhão, chega outro anúncio igualmente importante: será na primeira semana de dezembro que o também renovado Cinema Batalha abrirá ao público.
A data foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, que apontou assim para o fim das obras que decorrem desde 2019, mas que foram sofrendo sucessivos atrasos. O principal prendeu-se com a falta de matéria-prima sentida nos últimos meses.
Além da reabilitação do espaço, há ainda uma enorme novidade: nas paredes interiores foram destapados e recuperados os frescos que Júlio Pomar criou, ainda jovem, na década de 40. A obra de arte acabaria por ser ocultada pelas forças da censura do Estado Novo.
Quase oito décadas depois, a obra do pintor que morreu em 2018 foi redescoberta, por debaixo das várias camadas de tinta que a ocultaram em 1948.
Os murais retratam a visão do autor da tradicional festa de São João, mas terá sido a sua oposição ao regime que motivou a ordem de censura da obra que, agora, volta a poder ser admirada.
