O fim de semana promete temperaturas amenas na capital e ficar em casa não é opção. Há várias atividades programas na cidade para toda a família, incluindo para os animais de estimação.
O Jardim Vasco da Gama, em Belém, será palco da primeira edição da Lisboa PiT Party, que se realiza este sábado e domingo (26 e 27), entre as 11 e as 19 horas, com entrada gratuita. A festa dedicada ao bem-estar animal e a toda a família é de entrada livre. Haverá quatro enormes insufláveis, pintura facial para os miúdos, cinema ao ar livre e workshops voltados para os adultos. Vão estar presentes cerca de duas dezenas de associações que se têm destacado na defesa da causa animal, uma das grandes apostas desta comemoração. No domingo, pelas 15 horas, vai poder assistir ao Dog Models, um desfile dos nossos fiéis amigos de quatro patas que estão disponíveis para adoção responsável na Casa dos Animais de Lisboa (CAL).
No sábado, terá oportunidade de explorar o património cultural da cidade numa visita que celebra a Era do Automóvel. O programa intitulado “Jardins da Era do Automóvel” inclui a visita a dois dos parques mais icónicos de Lisboa, o Eduardo VII e o de Monsanto, ambos fortemente influenciados pela história do automóvel.
Já o roteiro “Jardins Contemporâneos de Lisboa”, irá percorrer seis zonas do Jardim Garcia de Orta, que remetem para diferentes momentos da Era dos Descobrimentos.
Confira abaixo as sugestões gratuitas da NiT para fazer no fim de semana em Lisboa.
Sábado, 26 de outubro
Lisboa PiT Party
A festa de entrada gratuita, dedicada ao bem-estar animal e a toda a família, conta com várias atividades. No sábado, destaca-se uma demonstração de obediência com cães da CAL, pelas 11h30, a exibição do filme “Um Gato com Sorte” (12 horas) e o workshop de alimentação “Ração seca, húmida ou comida caseira?”, marcada para as 15 horas.
Visitas temáticas ao Mosteiro de São Vicente de Fora
É um dos monumentos mais conhecidos da cidade e faz sempre parte das rotas dos turistas. Este sábado, 26 de outubro, pelas 11 horas, vai decorrer uma visita temática para lhe dar a conhecer todos os detalhes deste edifício histórico. Para tornar este momento ainda mais aliciante, alguns dos espaços serão apresentados ao som de obras musicais contemporâneas da Capella de São Vicente.
Visitas orientadas à Casa Fernando Pessoa
É um dos escritores mais aclamados no nosso País e o seu legado é alvo de muito interesse cultural. Agora, a sua residência recebe uma nova exposição com algumas peças pessoais do poeta. A descoberta guiada, marcada para as 16 horas, com duração de uma hora, dos vários recantos da habitação vai dar a conhecer todo o universo pessoano e como era viver na capital no início do século XX.
Descobrir o Castelo
É parte integrante da paisagem da cidade e oferece uma das vistas mais bonitas sobre todo o horizonte lisboeta. Para conhecer o castelo de São Jorge ao pormenor, foram criados momentos guiados por especialistas em história, história de arte e arqueologia para explicar todo o contexto histórico do local. Ao longo de uma hora são explorados vários temas e há a possibilidade de o fazer ao pôr do sol.
Lisboa Antiga: Fado Tours
Criado em 2017, é um evento dedicado aos apaixonados por este estilo de música que representa os portugueses em qualquer canto do mundo. Há várias atividades à escolha, como o 7 Fados 7 Colinas, um passeio a pé pelo Chiado, Bairro da Bica e Bairro Alto, com um espetáculo de fadistas durante a tarde. Fado Vadio é realizado ao fim da tarde e engloba um percurso, jantar e atuação musical.
Domingo, 27 de outubro
Lisboa PiT Party
A festa decorre no Jardim Vasco da Gama, em Belém, promovendo diversas dinâmicas dedicadas aos animais. Entre elas, o workshop “Higiene, saúde e rotinas caseiras para os nossos pets” (11 horas) e a palestra “Desafios para uma adoção bem-sucedida” (14 horas). No cinema ao ar livre poderá ver o intemporal “D’Artacão e os Três Moscãoteiros”, pelas 12 horas.
25 de Abril Sempre!
A celebração dos 50 da revolução é marcada por uma exposição que relembra os dias em que apenas se sonhava com um futuro em democracia. É no Museu do Aljube — Resistência e Liberdade, uma antiga prisão privativa da PIDE, que a poderá visitar, entre as 10 e as 18 horas.
Música no Termo
Esta é a quinta edição de um evento que aposta numa reflexão sobre as repercussões da história no processo de criação musical. São analisados os percursos de três figuras de destaca: o centenário da morte de Augusto Machado e Gabriel Fauré e os 100 anos do nascimento de Joly Braga Santos. Este domingo, os programas agendados decorrem no Palácio Fronteira e na Igreja do Colégio São João de Brito.
Luísa Cunha: Odd
É uma das mais reconhecidas artistas contemporâneas portuguesas e criou uma instalação que incorpora uma obra sonora e uma de texto. O Lumiar Cité foi o local escolhido para expor os fragmentos de frases, pormenorizadamente articulados com o som. O resultado é uma abordagem cómica. Pode visitá-las entre as 15 e as 19 horas.