Na cidade

Cinfães tem um novo observatório de natureza com vista para as zonas ribeirinhas

Fica na Serra de Montemuro, a cerca de 800 metros de altitude. Tem dois miradouros com panorâmicas com ângulos diferentes.
Mais um miradouro para adicionar à lista. Foto: CM Cinfães.

Fãs de miradouros e paisagens bonitas, há um novo observatório de natureza para conhecer na Serra de Montemuro, em Cinfães. É o primeiro do género no concelho e foi inaugurado a 15 de maio.

Nas encostas do Montemuro e das bacias dos rios Douro e Bestança erguem-se as duas novas estruturas, a cerca de 800 metros de altitude. Basta subir alguns degraus para ficar maravilhado com as incríveis vistas para as zonas ribeirinhas. 

“O espaço, já bonito por natureza, precisava com urgência de ser valorizado, para que se tornasse atrativo e, ao mesmo tempo, cativasse visitantes e investimento privado e, neste sentido, nasceu este projeto”, começa por explicar à NiT Armando Mourisco, presidente da Câmara Municipal de Cinfães.

O Observatório de Natureza de Marcelim faz parte da estratégia delineada pela autarquia para atrair e fixar pessoas no concelho, que inclui uma segunda estrutura do mesmo género que deverá estar pronta na próxima primavera, na Senhora do Castelo. 

O espaço acabado de inaugurar tem dois observatórios, um sobre o vale e rio Bestança e o outro sobre o vale do rio Douro. Isto significa que existem dois miradouros e panorâmicas com dois ângulos diferentes para as zonas ribeirinhas. O Observatório de Natureza de Marcelim fica junto à Estrada Nacional 321, que liga a Cinfães a Viseu. 

“A área superior a 4 mil metros quadrados, foi toda requalificado. Tem um auditório natural, sanitários, estacionamento, parque de lazer para os miúdos e um conjunto de infraestruturas e de sinalética”, destaca o autarca. 

As espécies animais que ainda habitam naquela zona estão sinalizadas, bem como os circuitos pedonais e o passadiço de madeira que faz a ligação entre os dois observatórios. Um deles está equipado com uma plataforma elevatória para quem tem mobilidade condicionada.

Além deste observatório, a autarquia de Cinfães está a reforçar a oferta turística no concelho com outras duas iniciativas: a construção de um parque botânico no rio Paiva, na freguesia de Souselo, e outro observatório na Senhora do Castelo, a mais de mil metros de altitude, na freguesia de Nespereira.

De seguida, carregue na galeria para descobrir o novo Observatório de Natureza de Marcelim.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT