Na cidade

Cinzas do vulcão das Canárias podem chegar à Madeira

Apesar disso, o IPMA assegura que a situação não é crítica. O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, entrou em erupção este domingo.
Entrou em erupção este domingo.

Este domingo, 19 de setembro, o Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, no arquipélago espanhol das Canárias, entrou em erupção. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que isso possa resultar na chegada de cinzas vulcânicas “e outros compostos químicos, designadamente CO2 [dióxido de carbono] e SO2 [dióxido de enxofre]” ao arquipélago da Madeira, diz a entidade em comunicado.

Contudo, assegura o IPMA, a situação não é crítica. “A previsão para os próximos dias aponta para vento dominante do quadrante norte, pelo que o impacto previsto para esta região não deverá corresponder a uma situação crítica”.

E acrescenta: “O IPMA tem acompanhado junto do Instituto Geográfico Nacional e da Agência Meteorológica de Espanha a crise sismovulcânica que, desde o dia 11 de Setembro, tem sido observada na Ilha de La Palma”. Ainda durante o domingo, as autoridades espanholas recomendaram a suspensão de voos para La Palma devido ao fumo denso no ar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT