na cidade

Circulação do metro já se faz em toda a linha azul

Desde a noite desta quinta-feira, que as composições voltaram a passar entre o Marquês de Pombal e as Laranjeiras.
Peço de transportes mantém-se.

Desde as 23 horas desta quinta-feira, 1 de outubro, que a circulação no metro de Lisboa foi restabelecida em toda linha azul. Após a derrocada desta terça-feira, 29 de setembro, na Praça de Espanha, que o percurso entre as Laranjeiras e o Marquês de Pombal estava interrompido nos dois sentidos. Juntamente com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil foi possível avaliar o troço e se existiam todas as condições para a reabertura do mesmo.

“Depois de reunidas as devidas condições foi retirada da cofragem provisória do interior do túnel.  Foram, também, realizados os trabalhos de reposição das infraestruturas elétricas, telecomunicações, sinalização ferroviária e reparação dos danos causados na via férrea”, explica o metro no site oficial.

Ainda está a decorrer um inquérito para perceber o que se passou, mas um erro técnico na obra da Praça de Espanha é, por enquanto, a única explicação para o sucedido. Enquanto a linha não foi aberta, a Carris reforçou o percurso com duas carreiras que estavam a funcionar até à uma da manhã.

A reparação da abóbada do túnel que ficou danificada começou logo na tarde de 30 de setembro e terminou às 20 horas do mesmo dia. Só 24 horas depois o troço foi considerado seguro para que a circulação conseguisse voltar.

Deste incidente resultaram quatro feridos ligeiros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT