Na cidade

Clientes da MEO, Vodafone e NOS denunciam falhas nos serviços nas últimas horas

Muitos utilizadores estão a ter problemas a fazer chamadas telefónicas ou a aceder à Internet.
Estão com várias falhas.

Se está a ter dificuldade a aceder a sites nas últimas horas ou a fazer chamadas, não se preocupe: os problemas não são nem do computador, nem do telemóvel, são mesmo das três maiores operadoras de telecomunicações de Portugal. Centenas de utilizadores começaram a reportar esta quarta-feira, 13 de dezembro, falhas nos serviços da MEO, NOS e Vodafone.

As empresas ainda não se manifestaram, mas segundo o site DownDetector, que identifica a instabilidade de serviços online com base em queixas dos internautas, os problemas estão a afetar as comunicações móveis e o acesso à Internet.

Os clientes da MEO e Vodafone queixam-se sobretudo de não conseguirem realizar chamadas. Os serviços deverão estar em baixo devido a uma falha geral que está a deixar as redes móveis sem sinal. Já no caso da NOS, as denúncias estão mais relacionadas com a Internet móvel e fixa.

Os problemas surgem um dia após as três operadoras de telecomunicações anunciarem que vão subir os preços no início de fevereiro, em cerca de 4,6 por cento, devido ao aumento da inflação. Esta subida vai começar a ser sentida nas faturas dos clientes a partir de 1 de fevereiro.

A MEO revelou que vai aumentar as mensalidades dos pacotes, seguindo a variação do índice que mede a inflação durante 2023. Neste caso, já no início do ano, a 1 de janeiro, a operadora vai aumentar as mensalidades dos serviços pós-pagos móveis. Esta subida vai ser “pelo valor mínimo contratualmente previsto de 50 cêntimos (com IVA)”. Para as empresas, também foi anunciado um aumento de preços parecido.

Para os clientes da NOS, “o preço dos serviços” será regulado em linha com a inflação. Este valor vai incidir “sobre as mensalidades de serviços, assim como as tarifas extra plafond”. “Os novos preços entrarão em vigor a 1 de fevereiro de 2024 e cada cliente poderá consultar a sua atualização específica no site da NOS a partir de 23 de janeiro de 2024”, expõe a empresa.

Apesar de a Vodafone ainda não ter avançado com valores em concreto, já alertou os clientes de que, “atualizar o preço dos serviços de telecomunicações prestados aos seus clientes a partir de 1 de fevereiro de 2024, segundo os termos e condições previstos no contrato”. As novas condições poderão ser consultadas a 15 de janeiro.

Recorde-se que em fevereiro deste ano, a MEO e NOS já tinham subido os preços até 7,8%. A Vodafone aumentou as mensalidades em valores semelhantes logo no mês seguinte.

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