Na cidade

Coimbra recebe mega exposição de orquídeas de todo o mundo

A primeira exposição internacional de uma mostra "cuidada e diversificada" destas flores na cidade acontece a 3, 4 e 5 de junho.
Vai acontecer no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Pensado já há dois anos, mas adiado devido à pandemia, o evento que vai transformar o Jardim Botânico da  Universidade de Coimbra num verdadeiro show de orquídeas já tem data marcada. Depois do grande sucesso na 11.ª exposição internacional de orquídeas no Porto, a Associação Portuguesa de Orquidofilia vai organizar a sua primeira exposição em Coimbra, nos dias 3, 4 e 5 de junho. 

Num cenário único, a parceria entre o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) e a Associação Portuguesa de Orquidofilia (APO) vai promover o conhecimento destas espécies que apaixonam colecionadores e curiosos de todo o mundo. “A exposição conta com uma interessante, cuidada e diversificada mostra de orquídeas em flor, graças à participação, colaboração e cedência de plantas por parte de colecionadores privados, associados da APO e orquidófilos em geral, que ao longo dos anos cultivam com todo o amor e carinho uma enorme variedade de espécies e híbridos”, explicam em comunicado. 

É na estufa tropical do Jardim Botânico, também conhecida como estufa grande, que as orquídeas vão estar em destaque. Até ao momento, estão inscritos 11 expositores nacionais e estrangeiros: seis de Portugal, três do Brasil, um do Equador e um do Perú. Além das orquídeas, a exposição vai contar com a presença de outras plantas tropicais, em especial as tillandsias, as bromélias, as suculentas e os catos. A programação inclui ainda workshops e debates sobre estas flores.

A entrada para a exposição custa 3€ por pessoa e é gratuita a todos os sócios da associação com as quotas em dia, bem como para os miúdos até aos 12 anos. Na sexta-feira, dia 3 de junho, o mercado está aberto das 15 às 19 horas. No fim de semana pode passar por lá a partir das 10 horas, sendo que o espaço fecha igualmente às 19 horas.

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra celebra este ano 250 anos desde a sua fundação e tem como missão a promoção do conhecimento sobre as plantas, assim como a sua relevância. A Associação Portuguesa de Orquidofilia, fundada em 2017, é a primeira organização dedicada à divulgação do fascinante mundo das orquídeas e organiza inúmeros workshops anuais por todo o País.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT