na cidade

Com o novo timelapse do Google Earth pode ver como o mundo mudou em 37 anos

A nova ferramenta ficou disponível esta semana e permite ver alterações na urbanização, na desflorestação e no degelo.
A diferença é de 37 anos.

Através do carregamento de 24 milhões de fotografias, o Google Earth adicionou uma nova ferramenta que permite perceber como mundo mudou em quase 40 anos. Este timelapse está disponível online e recua até 1984. Pode escolher qualquer ponto do globo e deixar correr o vídeo ano por ano até 2020.

São mais de 800 vídeos que podem ser vistos tanto a duas como a três dimensões. Em algumas zonas até encontra guias interativos que ajudam a perceber as mudanças que as alterações climáticas provocaram, já que esse foi o principal objetivo da criação desta ferramenta.

Em 2013, a Google tima lançada um sistema do género, mas esta versão é muito mais avançada. O timelapse só foi conseguido através da colaboração da NASA, com os programas Landsa, do Serviço Geológico dos Estados Unidos, e do Copernicus, da União Europeia.

Rebecca Moore, a diretora do Google Earth, explicou que o objetivo passa por atualizar anualmente este serviço e ganhar um novo timelapse daqui a 10 anos. “Esperamos que esta perspetiva do planeta sirva de base para debates, encoraje descobertas e mude as perspetivas sobre as questões globais mais prementes”, disse Rebecca Moore.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT