Na cidade

Comboio de alta velocidade vai permitir ir de Lisboa ao Porto em apenas 1h15

A nova linha faz parte do Programa Nacional de Investimentos 2030 e prevê a construção de mais duas pontes sobre o Douro e Tejo.
A viagem demorará metade do tempo atual

Esqueça as quase três horas de viagem do Alfa Pendular, atualmente o comboio mais rápido a fazer a ligação entre Porto e Lisboa. A nova linha de alta velocidade irá permitir fazer o percurso em menos de metade do tempo, a velocidades sempre próximas dos 300 quilómetros por hora.

Esta linha faz parte do Programa Nacional de Investimentos 2030, de acordo com informações avançadas pelo “Público” esta quinta-feira, 22 de outubro. A obra de proporções gigantescas terá um custo aproximado de 4.500 milhões de euros, valor previsto no documento que deverá ser apresentado pelos ministros das Infraestruturas, Ambiente e Agricultura. 

Há mais: a construção de uma linha de alta velocidade obrigará ao desenvolvimento de mais duas pontes, uma sobre o Douro e outra sobre o Tejo. De acordo com o diário, o projeto divide-se em duas fases. A primeira terá o foco no troço que vai de Vila Nova de Gaia a Soure e, numa segunda etapa, as obras incidirão na restante parte da linha, de Leiria até Lisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT