O famoso comboio azul e vermelho que transportou reis, papas, presidentes e chefes de estado entre 1910 e 1970, e começou a ser utilizado para fins turísticos em 2010, vai voltar a percorrer a linha do Douro, avança o jornal “Público”.
A possibilidade de viver uma “experiência imersiva a bordo de um verdadeiro museu sobre carris” regressa em 2024.
Após ter sido anunciado que o Comboio Presidencial faria a sua última viagem no ano passado, devido ao término do contrato estabelecido entre o Museu Nacional Ferroviário e Gonçalo Castel-Branco, a CP — que é agora a dinamizadora do transporte — decidiu continuar com o projeto desenvolvido pelo empresário, que já valeu várias distinções relacionadas com o turismo, como o prémio de melhor evento público do mundo pelos BEA Awards.
A CP vai organizar novos passeios pelo Douro a bordo do comboio histórico e, como sempre, não faltará comida. Os próximos passeios serão realizados em parceria com diversos restaurantes da região e com o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto. O menu será criado sob orientação gastronómica do chef Chakall.
Ao longo do percurso os passageiros terão oportunidade de provar vários pratos, preparados por um chef local de renome, que será diferente a cada viagem. “A experiência culinária a bordo será um mosaico dos sabores do Douro. A verdadeira magia acontece com a inclusão de restaurantes da região em cada viagem. Os espaços, escolhidos pela autenticidade dos seus pratos, trarão para a mesa iguarias que são a alma da gastronomia do Douro”, detalha a CP.
O Comboio Presidencial é composto por seis carruagens, algumas delas datadas de 1890, outras construídas nos anos 30 que foram compradas à Alemanha. No interior destacam-se os salões, salas privadas, cozinhas e assentos que podem ser transformados em camas.
Os passeios arrancam em março de 2024 e serão realizados ao longo de 10 fins de semana. A composição partirá da estação de São Bento (no Porto) e fará o trajeto até ao Pocinho (em Vila Nova de Foz Côa), regressando ao ponto de partida nove horas depois. A experiência custa 750€ por pessoa e pode ser comprada nas bilheteiras da CP ou no site.
A segiur, carregue na galeria para ver algumas fotografias do famoso comboio presidencial.