Na cidade

Comboio Presidencial volta ao ativo com duas carruagens decoradas pela Antarte

A marca portuguesa de decoração deu um toque extra de estilo à sala de estar e ao restaurante.
Ambiente da carruagem de restaurante.

Resgatado do passado, o Comboio Presidencial, que durante mais de um século transportou figuras como reis, chefes de estado ou até mesmo papas, tornou-se uma verdadeira cápsula do tempo. Apesar da idade, continua a ser o protagonista das viagens que juntam o Douro ao luxo e proporcionam uma experiência inesquecível.

No próximo ano, a experiência imersiva vai voltar a circular nos carris do Porto a partir de março — sempre com aquele charme que envolve as seis luxuosas carruagens, todas pensadas ao pormenor e concebidas pelas mais prestigiadas marcas portuguesas. Entre elas, está a Antarte, que ficou responsável pela decoração da carruagem de sala de estar e de restaurante. A empresa promete envolver cada detalhe num ambiente de realeza e de exclusividade com um mobiliário que remete para o glamour de outra época — mas sem tirar o conforto a que já estamos habituados.

Na sala de estar, a Antarte optou pelo estilo de art déco, com as tonalidades da bandeira nacional e tons de dourado que a si estão relacionados. Para ter melhor experiência ao modo do século passado, a marca optou por cadeirões elegantes e intemporais em vez dos sofás mais comuns. Desta forma, os passageiros viajam ao passado também através das sensações, com uma jornada com mais oscilações do que as que se vivem nos dias de hoje. Nesta divisão pode encontrar ainda o cabide-árvore: a peça icónica da Antarte que — além de executar bem o seu objetivo de segurar casacos — leva os passageiros numa viagem olfativa com a aromatização do espaço que ela própria emana.

A verdade é que, quando pensamos num restaurante com as dimensões de uma carruagem, não o associamos à divisão mais espaçosa de sempre. Tendo isso em atenção, a Antarte desenvolveu mesas com capacidade para quatro passageiros, onde apesar de serem amplamente generosas, permitem a fácil circulação de todos. E como a porcelana não pode faltar quando falamos em requinte gastronómico, a marca juntou-se à Vista Alegre para que o glamour seja a palavra de ordem.

Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte, considera “irrecusável o convite feito à Antarte para decorar as carruagens da sala de estar e restaurante de um ícone de elegância e requinte como o Comboio Presidencial. É o corolário perfeito de mais um ano memorável e em que a marca celebra um quarto de século. A Antarte tem o design intemporal no ADN das suas criações de mobiliário e o comboio presidencial permitiu-nos expressar com toda a amplitude esta nossa característica distintiva”.

Esta experiência vai permanecer em circulação durante dez fins de semana. A saída é feita na estação de São Bento no Porto, e segue caminho até à estação do Possinho, em Vila Nova de Foz Côa. O valor para participar nesta viagem é de 750€ por passageiro.

Depois do término da circulação pelas paisagens do Douro, pode visitar o Comboio Presidencial através da exposição estática no Museu Nacional Ferroviário, localizado no Entroncamento. O bilhete para a exposição é de 6€, havendo descontos para crianças e maiores de 65 anos.

Carregue na galeria para conhecer melhor o icónico Comboio Presidencial.

ver galeria

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com a Antarte.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT