Na cidade

Começou a contagem decrescente: 31 festas para celebrar o Natal em todo o País

De norte a sul de Portugal, há dezenas de mercados e eventos cheios de atrações e atividades para toda a família.
Começou a contagem decrescente.

Com a chegada do mês de dezembro, podemos finalmente dizer que está aberta a época natalícia. É o momento de começar a fazer a contagem decrescente para o dia mais mágico do ano e de abrir as surpresas diárias nos calendários do advento. Nos tempos livres, pode sempre aproveitar para ver as luzes e visitar os mercados que invadem as ruas das cidades nesta quadra.

De norte a sul do País, há decorações natalícias em praticamente cada esquina e feiras com todo o tipo de atividades e atrações. Não faltam pistas de gelo, rodas gigantes, comboios, carrosséis parisienses, árvores de Natal gigantes e, claro, a famosa Casa do Pai Natal, um elemento obrigatório em qualquer evento. 

Um dos lugares que todos querem visitar nesta quadra é o Óbidos Vila Natal, uma tradição que surgiu em 2006 e que rapidamente transformou a vila do distrito de Leiria num destino de eleição no mês de dezembro — e não é para menos. 

Este ano, por exemplo, o tema é “Magia” e vai ser dedicado a todos os feiticeiros. O castelo será, durante 31 dias, uma “Escola de Feiticeiros” com atividades para todos os gostos, desde slides numa vassoura voadora e aulas para aprender as receitas das poções mais secretas.

O Óbidos Vila Natal é um dos casos em que é preciso pagar (os bilhetes custam 10€) para entrar neste mundo mágico, mas há outras tantas feiras de entrada gratuita, também com uma série de atrações. Em Lisboa, destaca-se a Wonderland, que começou a invadir o Parque Eduardo VII desde 2016, onde pode patinar numa pista ou ver as luzes da cidade no topo da roda gigante. 

A cidade de Braga também vai celebrar o Natal com “dias cheios de cultura, fantasia e muitas surpresas”. Vai ser palco de mais de 100 espetáculos, desde concertos, teatro e magia a apresentações de circo, ciclos de cinema e animação de rua. Devido ao sucesso do ano passado, regressa também o mercado de Natal, onde poderá encontrar produtores de artesanato e dezenas de bancas de comida e bebidas.

E, como não é só de mercados que se faz o Natal, há outros destinos que merecem uma visita, mesmo que não encontre por lá chalés com sugestões de presentes ou comida. É o caso de Águeda, que volta a erguer o maior Pai Natal do mundo, conforme atesta o Guinness Book of Records.

A estátua gigante, de 21 metros, foi criada em 2015 e representou um investimento de cerca de 49 mil euros feito pela autarquia do município do distrito de Aveiro. Em contraste com a escala gigantesca da figura do generoso velhote que distribui presentes pelos miúdos de todo mundo, pode ainda ver a obra de arte minúscula de Willard Wigan: um Pai Natal que cabe no buraco de uma agulha.

Carregue nas setas acima para descobrir as melhores festas de Natal de 2023 de norte a sul do País. 

 
Começou a contagem decrescente: 31 festas para celebrar o Natal em todo o País

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT