Os números do Instituto Nacional de Estatística mostram que a taxa de voluntariado em Portugal situa-se apenas nos seis por cento, deixando o País no fundo da tabela da União Europeia neste segmento solidário. Os dados mostram também que a situação piorou desde a pandemia. A boa notícia é que há empresas que estão a tentar contrariar essa tendência.
“The Collective” é o mais recente programa internacional de voluntariado que leva os colaboradores da Kaizen Gaming para fora dos escritórios com a missão de ajudarem as comunidades onde se inserem. A primeira ação aconteceu em novembro, com mais de 200 funcionários a participarem quase em simultâneo, em iniciativas que decorreram em seis cidades da Europa e América Latina.
Em Portugal, a equipa trabalhou em conjunto com a Comunidade Vida e Paz. Dedicada ao processo de reconstrução das vidas de pessoas em situação de sem-abrigo, esta associação viu o consultório médico e os quartos destinados aos pacientes serem renovados durante esta ação. O resultado é fenomenal.
“A apresentação do nosso novo programa global de voluntariado, ‘The Collective’, é um momento verdadeiramente emocionante para a Kaizen Gaming. Desenvolvido para aproveitar o potencial do voluntariado dos colaboradores, este programa dedica-se a gerar um impacto social significativo, enquanto fortalece a cultura de envolvimento e propósito que define a essência da nossa organização”, adianta Ioanna Kozadinou, responsável pela área de responsabilidade corporativa da marca que é também detentora da Betano em Portugal.
O nome da iniciativa, explica a mesma responsável, “inspira-se nos valores fundamentais da empresa — trabalho em equipa, inclusão e responsabilidade social – e simboliza a união de colaboradores de diferentes origens e regiões em prol de um objetivo comum: ter impacto positivo no mundo”.
As ações noutros países foram também diferenciadoras. Em Atenas, na Grécia, e em Bucareste, na Roménia, focaram-se, tal como em Portugal, na população vulnerável sem-abrigo, com a distribuição de refeições em áreas necessitadas. Já na cidade grega de Thessaloniki foi o planeta que esteve em foco. Os colaboradores da Kaizen Gaming dedicaram-se à limpeza de uma praia, com um resultado de quase 70 quilos de resíduos recolhidos.
Do outro lado do oceano, em São Paulo, no Brasil, a alimentação foi a grande preocupação da organização. “Abriram 300 metros de canais de drenagem para proteger as colheitas na época das chuvas e prepararam duas toneladas de solo enriquecido para apoiar a criação de uma nova horta escolar, promovendo a produção de alimentos saudáveis e a consciência ambiental”.
Também a pensar na importância das cidades, em Sofia, na Bulgária, os voluntários dedicaram-se a limpar valetas e renovar bancos, mesas e pontes em colaboração com o Vitosha Mountain National Park — um marco natural da cidade.