Na cidade

Control cancela campanha após ser acusada de transfobia

A imagem tinha uma piada com referência a pessoas transgénero. As redes sociais, mais uma vez, ditaram a liberdade de expressão.
A marca já reagiu.

A marca de preservativos Control decidiu remover uma publicação das redes sociais, após ter sido acusada de partilhar uma mensagem transfóbica. O conteúdo de caráter humorístico foi apagado no mesmo dia em que publicado, esta quarta-feira, 13 de novembro. 

“O pior é quando a descascas e vês minhoca”, lia-se na imagem da nova campanha. A publicação com a insinuação sobre pessoas transgénero era acompanhada pela foto de uma castanha. Algumas das reações nas redes sociais elogiaram o marketing humorístico (que é precisamente uma das melhores qualidades da Contro), porém muitos outros seguidores criticaram-na por, alegadamente, contribuir para aumentar o preconceito contra as pessoas transgénero.

Na rede social X, por exemplo, uma utilizadora descreve o caso como “extremamente problemático”. E acrescenta, num comentário, que várias pessoas trans que “levam com a consequência da perpetuação daquelas piadas estão a dormir para sempre”. 

A publicação original foi inundada por vários comentários semelhantes. Em reação, e com medo das críticas, a Control decidiu apagar a partilha e publicar uma nova mensagem, como justificação.

“O limite do humor é um limbo de sensibilidades. O post da castanha teve graça para muitos, mas ofendeu outros tantos e esse é obviamente o nosso limite. Agradecemos por isso a tod@s. Aos que sorriram e elogiaram, mas mais ainda aos que nos chamaram à razão. Seguimos junt@s! Love u [Amamo-vos]”, escreveu a marca. 

 
 
 
 
 
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