A marca de preservativos Control decidiu remover uma publicação das redes sociais, após ter sido acusada de partilhar uma mensagem transfóbica. O conteúdo de caráter humorístico foi apagado no mesmo dia em que publicado, esta quarta-feira, 13 de novembro.
“O pior é quando a descascas e vês minhoca”, lia-se na imagem da nova campanha. A publicação com a insinuação sobre pessoas transgénero era acompanhada pela foto de uma castanha. Algumas das reações nas redes sociais elogiaram o marketing humorístico (que é precisamente uma das melhores qualidades da Contro), porém muitos outros seguidores criticaram-na por, alegadamente, contribuir para aumentar o preconceito contra as pessoas transgénero.
As pessoas no Facebook a rir de um post extremamente problemático pic.twitter.com/A9u0TzBcbE
— Catarina Matos (@catarinamatos) November 12, 2024
Na rede social X, por exemplo, uma utilizadora descreve o caso como “extremamente problemático”. E acrescenta, num comentário, que várias pessoas trans que “levam com a consequência da perpetuação daquelas piadas estão a dormir para sempre”.
A publicação original foi inundada por vários comentários semelhantes. Em reação, e com medo das críticas, a Control decidiu apagar a partilha e publicar uma nova mensagem, como justificação.
“O limite do humor é um limbo de sensibilidades. O post da castanha teve graça para muitos, mas ofendeu outros tantos e esse é obviamente o nosso limite. Agradecemos por isso a tod@s. Aos que sorriram e elogiaram, mas mais ainda aos que nos chamaram à razão. Seguimos junt@s! Love u [Amamo-vos]”, escreveu a marca.
Ver esta publicação no Instagram