Atrasos, carruagens cheias e comboios suprimidos, os fatores que colocam a Comboios de Portugal numa lista indesejada onde não está desacompanhada. Os serviços ferroviários europeus, no geral, ficam muito aquém das expectativas e os preços elevados dos bilhetes não se traduzem na qualidade dos serviços, revela um novo ranking elaborado pela Federação Europeia para o Transporte e o Ambiente (T&E).
A T&E classificou 27 operadoras ferroviárias diferentes em todo o continente. Cada uma delas foi avaliada através de critérios como preços dos bilhetes, tarifas especiais e reduções, fiabilidade, experiência de reserva, políticas de compensação, experiência do viajante, comboios noturnos e política de utilização de bicicleta.
O estudo, divulgado esta segunda-feira, 9 de dezembro, revela que a CP ‒ Comboios de Portugal é uma das menos fiáveis da Europa. A operadora ferroviária portuguesa está entre as piores a nível de atrasos e cancelamentos, ficando na 24.ª posição neste critério. Apenas 11 dos 27 operadores incluídos no inquérito atingiram taxas de pontualidade superiores a 80 por cento.
Quanto ao preço por quilómetro, também é das piores, ocupando a 23.ª posição. Apesar dos pontos negativos, a CP destaca-se noutros campos. É uma das que oferece melhores descontos e promoções e tem as melhores políticas de compensação em caso de atrasos ou cancelamentos.
Feitas as contas, com todos os pontos positivos e negativos, a CP surge na 18.ª posição da lista, sendo considerado uma das piores da Europa. A melhor operadora ferroviária europeia, segundo o ranking da T&E, é a italiana Trenitalia, seguida pela operadora suíça SBB e pela empresa checa Regiojet. As três piores são a francesa Ouigo, a Hellenic Train (Grécia) e a Eurostar, serviço ferroviário internacional que conecta Bélgica, França, Alemanha, Holanda e Reino Unido.
A avaliação surge numa altura em que as viagens de comboios na Europa precisam urgentemente de ser melhoradas. O objetivo do estudo da T&E foi reforçar a necessidade de reformas em todo o setor.