Na cidade

CP quer comboios a ligar diretamente a Gare do Oriente a Cascais

Atualmente, esta viagem demora mais de uma hora, com vários transbordos pelo caminho. O plano é criar um comboio direto.
Atualmente é necessário fazer vários transbordos.

Até 2027, a CP quer ter comboios a ligar diretamente a Gare do Oriente a Cascais, com horários de 15 em 15 minutos nas horas de ponta. Atualmente, o percurso demora bastante mais de uma hora, com vários transbordos pelo meio. Quem o diz é o “Diário de Notícias”, que se baseia no contrato de serviço público entre a empresa pública e o Estado. O documento já foi validado pelo Tribunal de Contas e prevê um investimento de 540 milhões de euros em novo material circulante ao longo desta década.

Para criar esta ligação entre a Linha de Cascais e a Linha de Cintura, será necessário construir uma estação subterrânea em Alcântara-Terra e, além disso, fazer um desnivelamento do troço ferroviário entre esta estação e Alcântara-Mar. O investimento será de cerca de 200 milhões de euros e inclui ainda a compra de 18 automotoras elétricas.

Antes dessa obra, até ao final de 2023, a CP prevê comprar 30 novas automotoras elétricas para a Linha de Cascais. Será também instalado um novo sistema de eletrificação, a 25 mil volts em corrente alternada (como acontece nas outras linhas), o que vai permitir substituir os comboios que circulam há 60 anos na Linha de Cascais.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT