Na cidade

Creche do Jardim da Estrela vai ser transformada num espaço público

O edifício vai reabrir dentro de seis meses com biblioteca, auditório e salas multiusos.

É uma das mais antigas e icónicas creches do País, numa localização única na cidade. E é este edifício, da antiga Escola Froebel, ou a Creche do Jardim da Estrela, que vai ser alvo de obras de requalificação para se tornar numa Biblioteca do Ambiente, um espaço lúdico de uso público, auditório e várias salas multiusos.

Segundo a Câmara de Lisboa, a intervenção de conservação e restauro no edifício icónico projetado em 1882 pelo arquiteto José Luiz Monteiro, prevê a desmontagem de toda a estrutura de madeira, com o reaproveitamento das peças saudáveis e a reformulação integral das fundações.

Na página de monumentos do governo português, acrescenta-se como este chalé, destinado a jardim de infância, foi concebido para desenvolver o modelo de educação infantil de Froebel, o Kindergarten.

“A localização do edifício, a sua arquitetura e organização espacial respeitam este programa: obediente ao princípio do contacto com a natureza, à exigência de terrenos envolventes para recreio, exercícios físicos e trabalho educativo (entre eles a jardinagem); e à incorporação de preceitos de higiene escolar, sobretudo traduzidos na utilização de amplos vãos em painéis móveis que garantam iluminação natural e ventilação”, adianta a mesma fonte

Já o Jardim Guerra Junqueiro, conhecido por Jardim da Estrela, foi construído em 1842, por iniciativa do estadista Bernardo da Costa Cabral, Marquês de Tomar. É um jardim “naturalista de conceção romântica, inspirado nas linhas do parque à inglesa, cercado por um gradeamento”, lembra a autarquia no seu Facebook, onde se multiplicam os comentários nostálgicos sobre esta creche do jardim.

Posted by Câmara Municipal de Lisboa on Thursday, January 28, 2021

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT