Viagens

Crónica: Há lixo no paraíso

André Carvalho e Carolina Quina largaram tudo para ir viajar com os três filhos menores. Neste momento estão em Racha Islands, uma ilha na Tailândia.

Estamos em Racha Islands uma ilha na Tailândia. Um sítio de cortar a respiração de tão bonito que é. A praia selvagem, as cores do mar, a temperatura da água, a areia que mais parece pó, os pássaros a cantarem, os miúdos a brincarem. Tudo perfeito… exceto o lixo.


Voltando um pouco atrás, em criança sempre brinquei ao ar livre. Ainda bem que tive pais que me deixavam saltar e sujar, e quando tive a Leonor uma das coisas que queria para ela era exactamente natureza.


Sempre conseguimos que isso acontecesse, aliás quem os conhece diz que iam longe de mais com as papinhas e maluquices que inventavam com o que encontravam no jardim. Bichos para eles são normais e querem pegar, tocar para se certificarem como é que são!

blue-olive-1


Quando decidimos fazer esta viagem queríamos não só estar presentes em família, como poder proporcionar-lhes ar livre em abundância e fazê-los ver a importância do mundo em que vivemos.


A Leonor é super responsável e se há criança atenta e preocupada com os outros, é ela.

Temos vindo a reparar que apesar das praias na Tailândia serem lindas, no geral são sujas. Não vemos ninguém a limpá-las, não se vêem caixotes do lixo e ainda vemos os próprios senhores dos barcos a atirarem garrafas de plástico para o mar. Como é possível num sítio tão lindo, tão turístico, onde o snorkling é o rei, não serem rígidos com uma situação que pode prejudicar não só estas paisagens como o planeta todo?


Hoje, quando estávamos na praia, vimos garrafas de plástico, isqueiros e vidros, e a Leonor disse: “Quando for grande vou limpar as praias”. Respondi que não precisava de crescer e que podíamos fazer hoje isso mesmo.

blue-olive-2


Fomos pedir uns sacos e começámos a limpeza… estiveram entretidos a manhã toda (não fizeram só uma boa ação como uma bela ginástica), algumas pessoas bateram palmas outras olhavam com ar desconfiado. Já eles, adoraram ajudar a limpar a praia e sentiram-se orgulhosos com isso. No fim encheram cinco sacos do lixo (e ainda muito lixo ficou por apanhar).

Mais importante do que explicar é eles verem com os próprios olhos. Foi uma grande lição: é importante tratar do nosso planeta como se fosse a nossa casa. 

André Carvalho e Carolina Quina são autores do blogue Blue Olive. De 15 em 15 dias, partilham com os leitores da NiT todas as aventuras da família que largou tudo para ir viajar pelo mundo. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT