Desde fevereiro 2023 que é possível subir a escadaria até ao topo da Serra de Santa Justa, em Valongo. No entanto, só agora é que a atração turística vai ser inaugurada, oficialmente, pela autarquia. A Escadaria Cuca Macuca, assim apelidada em homenagem ao nome que, em tempos, foi dado ao ponto mais alto da serra, é apresentada esta quinta-feira, 27 de março.
Apesar de estar aberta ao público há dois anos, só agora é que as obras estão finalmente concluídas. Em falta estava a “empreitada do parque de estacionamento e a colocação da sinalética pedagógica”, revelou a Câmara Municipal de Valongo, segundo o jornal “Público”.
A inauguração está agendada para as 10 horas, com ponto de encontro no parque de estacionamento, na Rua da Ivanta. O projeto representou um investimento de 985 mil euros, dos quais 796 foram destinados à construção da escadaria da madeira.
Com 775 degraus, o equipamento de lazer estende-se ao longo de 1,5 quilómetros, fazendo a ligação entre a Rua da Ivanta e a Capela de Santa Justa.

As escadarias foram construídas com o objetivo de facilitar a circulação pedonal, através de passadiços e estruturas de madeira elevadas e apoiadas no solo. O acesso até ao topo da serra torna-se, assim, “seguro e confortável” e leva os visitantes a “observar e preservar o seu importante património histórico natural”, sublinha a autarquia.
A escadaria, cujo acesso é gratuito, é uma peça fundamental do projeto Valongo in Outdoor, que também inclui o Circuito de Contemplação com tronos e baloiços romanos e uma rede de equipamentos desportivos em contacto com a natureza.
Ao longo do percurso os visitantes passam por uma área arqueológica, cavidades mineiras, bosques de autóctones, miradouro sobre o vale de Valongo, parque das capelas de Santa Justa e S. Sabino e miradouro com vistas sobre a linha de costa.