Na cidade

Da cerveja artesanal aos concertos. 13 sugestões à borla para o fim de semana

Marvila volta a celebrar o Dia de Reis com música e bebida, mas há muitas outras propostas em Lisboa.
Há mutias sugestões gratuitas.

O Dia de Reis já passou, mas os festejos ainda continuam. Pelo menos, em Marvila. A freguesia lisboeta volta a receber o evento Ouro Incenso e Birra, uma “peregrinação com mais de 10 horas de música” e muita cerveja à mistura.

Durante a tarde (e noite) de sábado, 11 de janeiro, a festa vai percorrer as cervejeiras artesanais que compõem o Lisbon Beer Department, como a Musa, Dois Corvos e Fermentage. Todas elas serão palco de concertos e DJ sets.

O programa inclui atuações de Glockenwise, Surma, Sunflowers e Yakuza. Os vários palcos vão ainda receber nomes como Bad Tomato, Ola Haas, Chat GRP, Os Overdoses, Dead Club, Speech Bubbles e Veenho. O encontro serve ainda de ocasião para o lançamento de uma cerveja exclusiva: a Winter Ale, com notas de frutos secos, açúcar queimado, casca de laranja, cacau e avelãs. Uma verdadeira “birra de inverno”.

No final da tarde, se preferir um programa mais calmo, pode sempre assistir ao concerto (Ainda o) Natal e os Reis dos Amadores de Música, pela Orquestra da Câmara da Academia de Amadoras de Música, na Igreja de Santo António de Lisboa.

Já o Espaço Amoreira volta a receber o The Spot Market. A primeira edição de 2025 da iniciativa chega em versão stock off, ou seja, as propostas vão estar ainda mais baratas do que é habitual, para haver espaço para novas coleções.

Durante o fim de semana, o mercado vai contar com cerca de 50 marcas portuguesas que trazem propostas para todos os gostos. As bancas vão da moda aos acessórios, passando pela joalharia ou decoração, sempre a preços especiais. Por lá, além das peças originais de vários estilos — do romântico ao streetwear —, haverá ofertas de street food para tornar a experiência mais divertida. 

Confira abaixo as sugestões gratuitas da NiT para fazer neste fim de semana em Lisboa.

Sábado, 11 de janeiro

Festa Ouro, Incenso e Birra

A nova edição do Ouro, Incenso e Birra volta a juntar música, gastronomia e cerveja artesanal nas cervejeiras artesanais que compõem o Lisbon Beer Department, em Lisboa. Nas propostas apontadas para a pista de dança, há escolhas musicais pelas mãos de Benjamim, O baile todo, Hermanas Sisters, Maria Reis e VLOIID with Tap Tempo. Não faltarão propostas gastronómicas pop up assinadas pela Kau Barbecue e Raiders.

Concerto (Ainda o) Natal e os Reis

A Igreja de Santo António de Lisboa recebe o concerto (Ainda o) Natal e os Reis dos Amadores de Música, pela Orquestra de Câmara da Academia de Amadores de Música. 

Documentário “Pedalar Sem Idade”

A Pedalar sem Idade, representante portuguesa do movimento internacional Cycling without Age, vai apresentar uma curta-metragem com o mesmo nome no Cinema São Jorge. O documentário, que arrecadou quatro prémios a nível internacional, procura alertar a população para o combate à solidão, sobretudo dos idosos e de pessoas com mobilidade reduzida.

Exposição “Viarco”

A exposição de Joaquim Leal, na Biblioteca de Marvila, é a celebração da transformação do corpo humano em obra de arte. Numa fusão entre escultura e pintura corporal, reinterpretam-se as obras de Rodin através do uso de grafite Viarco aplicado diretamente sobre os corpos, que se transformam em esculturas vivas.

Exposição “Works from before hang out”

Wasted Rita, uma das mais célebres artistas urbanas contemporâneas em Portugal, mostra no Coruchéus ‒ Um Teatro em Cada Bairro, um arquivo de trabalhos criados entre 2012 e 2024 que inclui telas, desenhos, autocolantes de paredes, alguns escritos e um vídeo, em que se reconhece o seu tom de sarcasmo, ironia e acidez.

Exposição “Um a seguir ao Outro”

A exposição do artista Lourenço de Castro apresenta uma instalação composta por um conjunto inédito de desenhos realizados com técnica mista (aguarela, guache, e tinta da China sobre papel), montados sequencialmente num dispositivo que tem uma implantação irregular no espaço da sala da Biblioteca Camões.

Exposição “Caminhos”

A Biblioteca de Belém recebe a exposição da artista Selma Nunes, que convida os visitantes a mergulharem num universo onde a pintura e o desenho se revelam como um diálogo direto entre o corpo e a alma. Recorrendo a contrastes vibrantes de cores e formas, a artista procura uma simetria irregular que dialoga com a incerteza e a constante transformação.

Domingo, 12 de janeiro

Sessão de leitura “Dramaturgia: Paixões”

O ciclo “Dramaturgia: Paixões” é um projeto que surge do fascínio de Ricardo Cabaça pela figura de Jesus Cristo. Após a escuta atenta de “As sete últimas palavras de Cristo”, de Joseph Haydn, escreveu sete peças curtas para cada uma das palavras. No domingo, na sala Bernardo Sassetti do São Luiz Teatro Municipal, serão lidas duas delas.

Concerto Sibel & Gülami

A Quinta Alegre recebe o duo turco Sibel (voz) e Gülami (Oud), que une a música turca a elementos do folk, psicadélico e rock. Este concerto inaugura o ciclo “Música em Bairros”, que, de janeiro a abril, levará artistas de todo o mundo pelos bairros da Grande Lisboa.

The Spot Market

A primeira edição de 2025 deste mercado realiza-se no Espaço Amoreiras, em Lisboa, em versão stock off. As propostas vão estar ainda mais baratas do que é habitual, para haver espaço para novas coleções. O recinto irá acolher cerca de 50 marcas portuguesas com propostas para todos os gostos. As bancas vão da moda aos acessórios, passando pela joalharia ou decoração, sempre a preços especiais.

Exposição “My Pleasure”

É a primeira vez que Joana Villaverde apresenta trabalhos sem qualquer expressão figurativa ou iconográfica. As obras patentes no Pavilhão Branco são descritas como o “retrato do privilégio de poder fazer em liberdade”, por serem criados no seu atelier no Mosteiro de São Bento, em Avis, um edifício cedido pela Câmara Municipal e onde fundou a sua Officina Mundi, um espaço de portas abertas.

Mosteiro dos Jerónimos

Outra opção que tem entrada gratuita ao domingo é o Mosteiro dos Jerónimos, classificado como Monumento Nacional desde 1907. A igreja e o claustro, secularizado no século XIX, formam o conjunto patrimonial mais visitado do País.

Palácio Nacional da Ajuda

Com entrada gratuita aos domingos e feriados, é um local de visita obrigatória em Lisboa devido ao valor histórico-cultural que representa. Situado no alto da colina da Ajuda, e com vista sobre o Tejo, é o único palácio visitável em Lisboa que ainda conserva a disposição e decoração das salas como no século XIX.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT