Corria o ano de 1997 quando um conjunto de comerciantes com largas tradições na Baixa de Lisboa juntou-se para fazer nascer a Associação de Dinamização da Baixa Pombalina (ADBP). O objetivo, acima de tudo, era “tornar esta zona da cidade ainda mais forte e um ponto de encontro para famílias”, revela à NiT Manuel Lopes, presidente da associação.
Os empresários cedo se aperceberam da necessidade de realizar várias iniciativas e eventos que atraíssem os consumidores para esta zona comercial. A época natalícia era uma das melhores oportunidades para isso mesmo.
No início do milénio começaram então a organizar eventos de Natal, que acabaria por se tornar uma tradição anual. A iniciativa ajudou a transformar a Baixa numa área mais atraente e acolhedora durante o mês de dezembro, alinhando-se assim com o objetivo da ADBP de promover e dinamizar a zona de forma contínua.
Com o tempo, contudo, o evento foi crescente e deu origem ao atual Rossio Christmas Market, cuja primeira edição aconteceu em 2015. “É algo que tem evoluído ao longo dos anos, com a adição de novas atividades, tanto a oferta cultural como de lazer, como o comboio de Natal, que existe há cerca de quatro anos”, sublinha o presidente.
Com uma atmosfera festiva e acolhedora, o mercado foi uma iniciativa que veio dinamizar o centro de Lisboa durante a época natalícia e oferece uma mistura de artesanato, produtos regionais, gastronomia, música e diversas atividades para todas as idades.
No recinto, instalam-se dezenas de bancas com produtos provenientes de várias zonas do País. Os ranchos folclóricos e as bandas filarmónicas marcam sempre presença para manter viva a “a tradição das aldeias” que fazem de Portugal um destino singular.
“É importante trazer as tradições para a nossa cidade, aquelas que nos enchiam de alegria quando éramos mais novos. Muitos de nós mudámo-nos para a capital, mas é importante manter viva essas memórias e trazê-las para uma das praças mais emblemáticas da cidade”, refere.
Estes grupos musicais têm as suas raízes na tradição rural portuguesa, especialmente nas danças, cantares e trajes típicos das aldeias e pequenas localidades, que eram transmitidas de geração em geração. “O mercado é quase uma homenagem à nossa história e às nossas gentes. Costumo dizer que uma cidade sem memória não é uma cidade”, diz.
A magia do Natal regressa à Baixa-Chiado já esta sexta-feira, 15 de novembro, com uma agenda cultural que promete encantar visitantes de todas as idades. É neste ambiente festiva que vão estar disponíveis 70 casinhas de madeira a vender artesanato e com uma seleção de iguarias típicas da quadra. A Ginjinha de Óbidos, o Petiscos de Arraiolos e o Sabor Serrano vão alguns dos negócios que vão marcar presença no evento.
A inauguração do Rossio Christmas Market acontece ao som d’Os Bandalheira e com a parada de Natal a desfilar pelo mercado com o famoso velhote de barbas brancas. Os artistas circenses e os personagens e mascotes natalícias também vão animar este primeiro dia.
Até 22 de dezembro, os visitantes podem subir a bordo do emblemático comboio de Natal. “Hoje é um ícone da iniciativa. Transporte milhares de pessoas pela Baixa, passando pelo Terreiro do Paço, e ainda é possível ver um pouco do rio Tejo. É uma alegria para as crianças e para os adultos”.
Com cerca de 15 minutos de duração, a viagem no comboio elétrico com duendes e outras personagens é gratuita. Os visitantes podem subir a bordo todos os dias, das 15 às 22 horas.
Ver esta publicação no Instagram
Outra presença habitual é a loja do Hospital das Bonecas. Com 200 anos de história, este museu da infância está repleto de objetos que fizeram muitas crianças sonhar. São precisamente essas memórias que os clientes, agora adultos, pretendem recuperar, já que o espaço faz o restauro de peluches, bonecas, brinquedos, porcelanas, pinturas e arte sacra.
No caso do Mercado de Natal, o Hospital das Bonecas vai voltar a maravilhar com a tradicional Exposição de Natal, que reúne uma impressionante coleção de bonecas que remonta a mais de 190 anos. No entanto, há muito mais para descobrir.
Os visitantes serão surpreendidos com vários momentos de festa e entretenimento todas as sextas-feiras e sábados, das 15h às 23h, e aos domingos, até às 22h. A Baixa Pombalina será palco de atuações ao vivo com grupos musicais, como tunas universitárias, ranchos folclóricos, bandas filarmónicas, animadores e espetáculos de teatro infantil.
Uma das grandes novidades desta edição é que o Pai Natal vai andar a passear pelo mercado, em vez de passar o tempo sentado na sua casa. Terá uma “permanência mais assídua” e poderá ser visto todas as sextas-feiras, sábados e domingos.
A cada edição, a ADBP pretende “deixar uma marca na história de Lisboa”, projetando-a como um destino de referência durante a quadra festiva”. “Tudo o que queremos é trazer sorrisos para a Baixa durante esta época festiva”, sublinha o presidente da associação.
Carregue na galeria para ver algumas imagens das últimas edições do Rossio Christmas Market.