Na cidade

Das impressões aos eventos: a duplix tem tudo o que a sua empresa precisa

Artigos de grandes formato, realidade aumentada ou até video mapping. Vai encontrar por aqui uma variedade incrível de serviços úteis.
A equipa desenha grandes backdrops e até pódios.

Antes de os computadores portáteis e os tablets se tornarem numa normalidade nas universidades, todos os estudantes conheciam os centros de cópias mais perto das escolas. Já no mundo empresarial, não faltavam as tradicionais pilhas de papel de todo o tipo de documentos e até dos cartões de contacto — um verdadeiro clássico nas conferências e eventos corporativos. Graças às tecnologias, o papel passou a ser uma raridade e os cartões transformaram-se em práticos QR codes ou partilha de contactos através de WhatsApp. 

Mas voltando ao arranque do século, quando as coisas só existiam se fossem impressas, a duplix era uma referência entre os centros de cópias, apesar de não ter sido este o seu principal negócio quando abriu. Em 1996, José e Miguel Lopes, dois primos que ainda nem 30 anos tinham, decidiram explorar um mercado em desenvolvimento: o papel reciclado. Esta foi uma das primeiras empresas portuguesas nessa área. Já em 1999, abriram o seu primeiro centro de cópias no ISPA — Instituto Universitário.

Mesmo com algumas mudanças na empresa (Miguel saiu em 2003 e entrou Carlos, irmão de José), o crescimento na área das impressões continuou a ser explosivo.

“Chegou a ter oito lojas em Lisboa e Santarém. A comercialização do papel reciclado ficou pelo caminho e, em 2015, é que se dá a grande expansão com a aposta no printing, nomeadamente de grandes formatos, e no design gráfico, já em numa perspetiva B2B”, adianta Carlos Lopes, que hoje também é o responsável de expansão da marca.

Este tipo de serviços levou a uma maior relação com marcas e empresas que procuravam soluções para os seus eventos. E foi graças a estes que deu um salto, com cada vez mais pedidos específicos na área. Com o tempo, ganhou ainda a capacidade de gerir um evento no seu todo. Uma área que é, hoje em dia, o grande foco do negócio.

“A nova face da duplix foi um processo natural de evolução para a empresa, até por necessidade de servir os nossos parceiros, que nos pediam certos serviços que antes estariam espalhados por diversos fornecedores. Este caminho não está fechado, mantemo-nos abertos a outras solicitações do mercado, equipados com as novas tendências do sector, as melhores tecnologias nas áreas de atuação da marca e uma equipa experiente que atenderá as necessidades de todos os que nos procuram”, explica Carlos Lopes.

Assim, atualmente, a duplix oferece um serviço que pode ir da conceção, passando pela definição de espaços e locais, a produção própria do material gráfico necessário, a montagem e acabando com a desmontagem do evento. E a marca não se fica pelo mais simples. Fornece aos parceiros opções personalizadas inovadoras, como realidade aumentada, virtual ou video mapping.

“O desenvolvimento desta abordagem proporcionou a entrada da duplix nos mercados internacionais, ao trabalhar com parceiros estrangeiros”, revela Carlos, acrescentando que este é o ano em que ponderam o maior investimento de sempre, tanto em tecnologia como em colaboradores que acrescentem conhecimentos aos serviços que prestam. 

Carregue na galeria para conhecer alguns dos projetos realizados pela duplix.

ver galeria

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com a duplix.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT