Antes do arranque de mais um ano letivo, Lisboa prepara um fim de semana intenso e cheio de atividades a toda a hora, desde exposições e concertos dos mais variados géneros musicais a espetáculos de todos os estilos. Tudo isto com entrada gratuita.
Um dos grandes destaques deste fim de semana é a nova exposição do Colombo, “Carry Me ‒ 100 Anos de Malas”, inaugurada esta sexta-feira, 13 de setembro. A mostra, que cruza a moda, a história e a arte, vai transformar a Praça Central do centro comercial num autêntico museu.
A exposição conta a história das malas desde 1920 até aos dias de hoje, reunindo exemplares de luxo, bem como personalidades que popularizaram a sua utilização. Dos exemplares emblemáticos que marcaram cada década, fazem parte, por exemplo, a mala “Kelly” de Hermès, popularizada por Grace Kelly, e a “Chanel 2.55”, um símbolo de elegância intemporal.
O mês de setembro marca também o regresso da iniciativa Festas na Rua. Até 29 de setembro, os jardins, coretos, praças e lavadouros da capital vão encher-se de música, arte e dança, com vários palcos ao ar livre — e uma programação cultural gratuita. Para este sábado está marcado o concerto de Rui Massena, desenhado especificamente para a Praça do Município. O artista é o ponto de partida e de chegada de um espetáculo que se fará a solo, com ensemble e muitos convidados e que traz a palco o sentimento, ritmo e história de Lisboa.
A capital também volta a ser o ponto de encontro para diversos concertos gratuitos durante a segunda edição do Festival Portas do Mar, que se realizará nos dias 13 e 14 de setembro. O Largo José Saramago, popularmente conhecido como Campo das Cebolas, será o local onde artistas como Dino D’ Santiago, Jorge Palma e Jüra irão atuar.
Confira abaixo as sugestões gratuitas da NiT para este fim de semana.
Sábado, 14 de setembro
Colina das Artes
A terceira edição da Colina das Artes termina este sábado, 14 de setembro, com concertos de Gisela João, no Claustro do Convento de Graça, e Pedro da Linha, no Miradouro da Graça. Neste último dia haverá ainda cinema insuflável e estará patente a exposição “Subway Life”, de António Jorge Gonçalves. O artista retrata passageiros desconhecidos que viajam diariamente nos metros de várias cidades. O resultado poderá ser visto no Mercado de Santa Clara.
Experiência “Symphony”
Trata-se de uma experiência audiovisual imersiva que pretende aproximar o público da música clássica. O Terreiro das Missas recebe “Symphony”, um projeto da Fundação La Caixa onde o espetador irá sentir-se na pele de um músico profissional. Recorrendo a tecnologia de realidade virtual, é possível desfrutar das composições de Beethoven, Mahler e Bernstein (executadas pelo maestro Gustavo Dudamel e pela Mahler Chamber Orchestra), como se fizesse parte da orquestra.
Exposição “Since We Last Spoke”
A mostra, patente na Apaixonarte, marca o retorno da artista Maria Corvacho ao universo da expressão artística após a experiência transformadora da maternidade. É uma exposição sobre o explorar do feminino na sua força e no seu cansaço, nos múltiplos “eus” que nela habitam, e uma tentativa de dar forma aos pensamentos e emoções que definem a sua nova identidade.
Exposição “Circumetric”
Na Galeria de Santa Maria Maior, esta exposição de Pedro Besugo apresenta pinturas que retratam a cidade e memórias de viagem. A técnica do artista mistura uma teia de desenho abstrato, pintura, colagem e tinta.
Caminhada Cultural
É mais uma iniciativa do projeto O Meu Bairro a Pé. Para este sábado está marcada uma caminhada cultural para descobrir a história e cultura da freguesia de Santa Clara, que irá percorrer lugares como a Quinta das Lavadeiras, o Alto do Chapeleiro, o Grafanil, as Galinheiras e o Campo das Amoreiras.
Exposição “Paradise Found”
A mostra na Casa do Jardim da Estrela – Um Teatro em Cada Bairro reflete sobre a importância crucial e crescente dos espaços verdes nas malhas urbanas a partir de processos fotográficos alternativos e experimentais. Afinal, são lugares onde se criam e cruzam experiências e memórias, individuais e coletivas, que têm ainda a capacidade de nos fazer lembrar o lugar de onde vimos, ao qual pertencemos e dentro do qual vivemos.
Cinema no Estendal
O festival de cinema itinerante ao ar livre, que faz parte da programação das Festas na Rua, apresenta uma seleção de curtas-metragens extraídas da competição nacional do Queer Lisboa e de obras nacionais e internacionais que celebram os 50 anos do 25 de Abril. Os filmes são exibidos nos antigos lavadouros de Arroios e do Lumiar.
Visita ao Cemitério da Ajuda
A Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia, da Câmara Municipal de Lisboa, vai voltar a organizar uma visita orientada aos Cemitérios de Lisboa. Desta vez o destino é o Cemitério da Ajuda e a visita vai levá-lo a conhecer a sua história, a evolução desde a sua implantação através do edificado tumular nas suas vertentes escultóricas, simbólicas, as personalidades e homenagens e a única cripta municipal existente nos cemitérios públicos de Lisboa.
Visita “Diários de Migrantes – pelas ruas de Arroios”
Ao longo de dois anos (2021–22), o Arquivo dos Diários recolheu testemunhos de migrantes que se mudaram para Lisboa, num total de quarenta diários de pessoas de dezanove nacionalidades diferentes, que foram entregues em diferentes suportes (escrito, áudio, vídeo e misto). Para além de preservar histórias de pessoas que muitas vezes não têm voz, o objetivo desta recolha foi sempre também dar vida a estes testemunhos através da divulgação e da partilha com o público.
No percurso pelas ruas da Freguesia, organizado especificamente para o Festival Todos, o público terá a oportunidade de ver diferentes imagens e ouvir, pela voz da atriz Sara Aguiar e do ator João Ferrador, uma seleção de excertos dos diários que compõem este acervo.
Encontros Sonoros Atlânticos
Vem aí a 4.ª edição dos Encontros Sonoros Atlânticos, o ciclo de música contemporânea que conta com programação do compositor português Vasco Mendonça e celebra a “riqueza e multiplicidade da música portuguesa”. No concerto inaugural, que decorre no Panteão (dia 14), o Quarteto Chiado junta-se à soprano Camila Mandillo para celebrar o aniversário de Camões e interpretar Canções de Cabaret, do compositor Sérgio Azevedo.
Espetáculo “Sons de uma Revolução”
Enquadrado pelas comemorações do cinquentenário do 25 de Abril, “Sons de uma Revolução” é um projeto participativo, partilhado entre o Artallis – Conservatório d’Artes de Loures, a Gulbenkian Musica e o Centro de Arte Moderna. Resulta de uma encomenda dirigida ao artista visual e sonoro greco-britânico Mikhail Karikis, para refletir sobre a noção de revolução.
Acompanhado pelas propostas de três compositores portugueses, Sara Ross, Teresa Gentil e Francisco Joaquim, Karikis questionou os cerca de 50 jovens participantes no projeto sobre as revoluções de que hoje precisamos como sociedade, apontando um foco especial as alterações climáticas.
Espetáculo Malú Garcia
A violinista Malú Garcia vai encher a Alameda D. Afonso Henriques de música com uma incursão pelos caminhos do jazz-rock e da música tradicional, passando pela morna, tango, swing, samba e até fado.
Concerto Rui Massena
Um concerto desenhado especificamente para a Praça do Município, a prometer um fim de tarde único. Rui Massena é o ponto de partida e de chegada de um espetáculo que se fará a solo, com ensemble e muitos convidados e que traz a palco o sentimento, ritmo e história de Lisboa.
Festival Portas do Mar
O festival de música da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior regressa ao Largo José Saramago, conhecido como Campo das Cebolas, com concertos de grandes nomes do panorama musical português, como o Expresso Transatlântico e Jorge Palma. A festa acontece dentro e fora do palco, com espaço para uma aula de zumba com Rafa Marvel, roda de samba e outras animações.
Domingo, 15 de setembro
Feira da Luz
Todos os anos, a Feira da Luz, em Carnide, enche o Largo da Luz de música e muita animação durante praticamente um mês. O evento com mais de 500 anos prolonga-se até ao dia 29 de setembro e conta com vários ateliers, exposições, bancas de artesanato, barracas de comida, diversões para os mais novos e homenagens à padroeira do bairro, a Senhora da Luz.
Espetáculo “Dionysos”
O espetáculo “Dionysos”, que vai acontecer no Parque Florestal de Monsanto, propõe uma relação não convencional na utilização do espaço performativo, propondo-se diluir a barreira com o espetador numa vivência imersiva e sensorial. Através da dança e da composição musical eletrónica, explora a renovação da vida, a procura do equilíbrio para além da lógica e a transcendência pela via do corpo.
Exposição “O Mundo Fantasma”
Os Coruchéus apresentam uma mostra antológica da produção artística de Jorge Bruto, líder carismático dos Capitão Fantasma, com fotografias da autoria de Carlos Morais da Silva, Gonçalo Passos e Rui Vasco, que procuram ilustrar o percurso singular deste habitante do Bairro de Alvalade.
Exposição “Carry Me ‒ 100 anos de Malas”
A nova edição de “A Arte Chegou ao Colombo” já pode ser visitada no centro comercial. Desta vez, a exposição cruza a moda, a história e a arte. A Praça Central vai transformar-se num autêntico museu, com uma mostra que vai contar a história das malas desde 1920 até aos dias de hoje, reunindo exemplares de luxo, bem como personalidades que popularizaram a sua utilização. Dos exemplares emblemáticos que marcaram cada década, fazem parte, por exemplo, a mala “Kelly” de Hermès, popularizada por Grace Kelly, e a “Chanel 2.55”, um símbolo de elegância intemporal.
Espetáculo “Taroo”
Juntando circo, parkour, acrobacias, teatro de objetos e magia, este espetáculo de novo circo, que vai acontecer na Alameda D. Afonso Henriques, aborda o preconceito para com os varredores do lixo. Em darija, dialeto marroquino, taroo significa ‘caixa’. Nesta peça, a caixa assume o lugar do vulgar caixote do lixo. Varredor e artista fundem-se num só para nos fazer refletir sobre estes profissionais tão necessários, mas tantas vezes menosprezados e ignorados.
Poemas à Solta
Ao longo deste evento os atores intervirão junto de pessoas/grupos com os quais se cruzem no Jardim da Estrela. Em cada lugar apresentarão uma breve intervenção com poemas e excertos de autores portugueses como António Ramos Rosa, Sofia de Mello Breyner, Natália Correia, Fernando Pessoa, Alexandre O’Neill, Miguel Torga, Mário Henrique Leiria, Eugénio de Andrade, Florbela Espanca, António Aleixo, Adelina Barradas de Oliveira.
Espetáculo-concerto em Arroios
Neste “Mais uma volta… mais uma viagem” serão revisitadas as músicas de fábulas ucranianas, onde os animais que habitam os imaginários das crianças de todos os cantos do mundo se encontram no bairro onde o mundo cabe todo dentro: Arroios.
A instalação lúdica (Jardim Zoológico Pedonal) é, assim, o palco para o espetáculo-concerto, ao qual antecede e sucede o momento onde os mais novos se divertem a girar pela força mecânica dos adultos que os acompanham. Inspirados no tradicional carrossel, criou-se uma instalação interativa e lúdica para desafiar os mais crescidos a passar um momento divertido com os mais novos.
Concerto Gume
Os Gume são uma banda de jazz fusão que explora sonoridades como rumba cubana, maracatu, rara haitiano, jazz e rap. No mais recente trabalho, “Dobra”, o grupo aborda a síncope, a palavra e a melodia em diálogo com a cultura urbana e as tradições rítmicas provenientes de África e a sua diáspora. O concerto do grupo vai ter lugar na Alameda D. Afonso Henriques.