Os vencedores dos World Travel Awards, os prémios criados em 1993 para “reconhecer, recompensar e celebrar a excelência em todos os setores-chaves das indústrias de viagens, turismo e hospitalidade”, já são conhecidos. Os “Óscares do Turismo”, como também são chamados, foram entregues na noite deste domingo, 24 de novembro, numa cerimónia que decorreu no hotel Savoy Palace, no Funchal.
Como já tem sido habitual, Portugal voltou a sair vitorioso nesta 31.ª edição dos World Travel Awards, que distribui prémios pelos melhores candidatos do turismo mundial. Lisboa foi eleita o Melhor Destino para Escapadinha Urbana e Melhor Cidade Património, enquanto o Porto conquistou o prémio de Melhor Destino Metropolitano à Beira-Mar. O troféu de Melhor Destino Emergente foi entregue a Braga.
Entre os principais prémios, destacam-se ainda os Passadiços do Paiva — Melhor Atração Turística de Aventura da Europa — e o Dark Sky Alqueva, que venceu na categoria de Projeto Turismo Responsável pela terceira vez consecutiva.
A Madeira também não ficou de fora e arrecadou vários troféus. Além de ter sido considerada o Melhor Destino Insular e ter recebido o prémio de Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de sustentabilidade, foi destacada por ter o Melhor Hotel de Luxo (Savoy Palace), o Melhor Hotel Retiro (Saccharum) e o Melhor Boutique Hotel de Luxo (The Reserve).
Os World Travel Awards são atribuídos pelos profissionais do setor a uma escala mundial, desde 1993, distinguindo o trabalho desenvolvido na indústria turística, de modo a estimular a competitividade e a qualidade do turismo.
Conheça a lista completa dos vencedores nacionais:
Melhor Cidade Património: Lisboa
Melhor Destino Para Escapadinha Urbana: Lisboa
Melhor Destino de Praia: Algarve
Melhor Destino Insular: Madeira
Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade: Madeira
Melhor Destino Metropolitano à Beira-mar: Porto
Melhor Destino Turístico de Aventura: Açores
Melhor Destino Emergente: Braga
Melhor Hotel de Luxo: Savoy Palace
Melhor Hotel Retiro: Saccharum
Melhor Boutique Hotel de Luxo: The Reserve
Melhor Hotel Clássico: Olissipo Lapa Palace
Melhor Hotel Histórico de Referência: Bairro Alto Hotel
Melhor Resort de Golf e Villas: Dunas Douradas Beach Club
Melhor Atração de Turismo de Aventura: Passadiços do Paiva
Melhor Projeto de Turismo Responsável: Dark Sky Alqueva
Melhor Empresa do Mundo em Conservação: Parques de Sintra ‒ Monte da Lua
Melhor Companhia Aérea para a América do Sul: TAP
Melhor Companhia Aérea para África: TAP
Melhor Gestora de Hotéis Boutique: Amazing Evolution