Na cidade

De mercados a música nacional. O que pode fazer à borla em Lisboa este fim de semana

Da reabertura do Teatro Variedades à festa de aniversário do MAAT. Descubra o que pode fazer na capital sem gastar um tostão.
Aproveite.

No primeiro fim de semana de outubro, o Teatro Variedades será a grande atração da capital, reabrindo ao público após três décadas de inatividade. O momento marcante será assinalado com uma festa de entrada livre.

A programação inclui a estreia de duas peças do autor Ricardo Neves-Neves, enquanto as celebrações se estenderão ao exterior, com concertos de Tó Trips e Expresso Transatlântico e diversas apresentações de dança.

Em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, serão exibidos clássicos como “A Canção de Lisboa” e “O Costa do Castelo”. Além disso, os artistas LS e Mafalda MG realizarão uma intervenção de arte urbana no muro do Parque Mayer, através do projeto Metamorfose, que simboliza a essência do teatro e a sua transformação e evolução ao longo dos anos.

Outro destaque do fim de semana é o Lisboa Connection Fest que, pela primeira vez, apresenta um cartaz 100 por cento português e com uma diversidade musical que abrange folk, blues e indie. Organizado pela Junta de Freguesia de Benfica, este festival, na sua quinta edição, contará com quatro concertos que reúnem músicos de diferentes gerações, incluindo tanto artistas emergentes quanto consagrados. Um dos pontos altos será a atuação de Tim, vocalista e baixista da banda Xutos & Pontapés, no Palácio Baldaya.

Em Belém, o MAAT comemorará o seu oitavo aniversário com um “evento inovador”, englobando arte, música, comida e um mercado. A Block Party decorre na Praça do Carvão, no MAAT Garden, entre os dias 4 e 6 de outubro, com várias atividades, algumas delas gratuitas. 

Além da música, o evento promete uma variedade de sabores, com curadoria gastronómica da Purple Mayo, que reunirá as melhores ofertas dos restaurantes trendy da cidade. O The Spot Market também fará parte das festividades, apresentando moda e lifestyle com foco em marcas independentes, oferecendo peças de joalharia, decoração e artesanato.

Confira abaixo as sugestões gratuitas da NiT para este fim de semana.

Sábado, 5 de outubro

Mercado P’la Arte 

No primeiro sábado do mês, o Prata Riverside Village acolhe uma “inovadora experiência” que permite a mais de 30 artistas apresentar e comercializar de forma criativa e atrativa o seu trabalho. O mercado consiste num projeto de exposição e venda de obras de artistas visuais.

Música no Termo

A quinta edição do evento assinala três datas importantes: os 100 anos da morte de Augusto Machado e Gabriel Fauré, ambos nascidos em 1845, e os 100 anos do nascimento de Joly Braga Santos. O evento propõe uma reflexão sobre o impacto dos contextos históricos na criação musical, destacando a comparação entre Machado e Fauré, e o percurso singular de Braga Santos em Portugal. No sábado, terá lugar no Palácio dos Lilases, com Eduardo Melo, Tiago Matos e João Paulo Santos.

Symphony

A instalação artística, inaugurada a 11 de setembro, utiliza duas unidades móveis que se transformam em salas de projeção. Na primeira, os visitantes assistem a um vídeo com jovens músicos de várias regiões, enquanto a segunda oferece uma experiência imersiva com o filme “Symphony”, protagonizado pelo maestro Gustavo Dudamel e a Mahler Chamber Orchestra. Durante a exibição, o público é transportado para o centro da orquestra, enquanto ouve peças de Beethoven e Bernstein, com destaque para a vibrante interpretação de “Mambo”, de “West Side Story”. Embora a entrada seja gratuita, é necessária reserva online.

Palácio de São Bento

​​A Assembleia da República comemora a Revolução Republicana de 5 de Outubro de 1910 com a abertura do Palácio de São Bento para visitas livres, exposições e música.

Concerto The Happy Mess

A banda portuguesa, que se prepara para celebrar 13 anos de carreira, dará um concerto gratuito no Jardim do Alto de Santo Amaro, em Alcântara.

Festa de Aniversário MAAT

O museu celebra o seu oitavo aniversário nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2024, com uma programação especial. Durante três dias, o museu será palco de várias atividades e experiências que exploram a interseção entre arte, arquitetura e tecnologia. O The Spot Market vai juntar-se à celebração. O mercado de moda e lifestyle aposta na promoção de marcas independentes e produtos sustentáveis.

Bazar Bombarda

O Bazar Bombarda é um evento repleto de charme e carisma, organizado num espaço cultural especial no coração de Lisboa — os Jardins do Bombarda. O evento oferece muito mais do que uma simples feira, proporcionando uma experiência única que promove a cultura e a arte local. 

Domingo, 6 de outubro

Visita Guiada ao Cemitério do Alto de S. João

No âmbito da Semana Cultural do Cemitério vai acontecer uma visita guiada no Cemitério do Alto de São João, sobre o tema da criminologia, ciência forense e medicina legal. Ao longo do percurso serão feitas referências a figuras relevantes nestes campos durante o século XIX e sobre o primeiro quartel do século XX.

Mercado CCB

No primeiro domingo de cada mês, o Centro Cultural de Belém organiza uma feira. Da gastronomia à natureza, das ofertas para miúdos ao artesanato contemporâneo, as marcas e os projetos portugueses que foram convidados a mostrar o seu trabalho. O público é desafiado a participar em oficinas, a assistir a workshops de culinária ou a dançar ao final do dia.

Feira Cultural Latino-Americana 

O objetivo da Feira Cultural Latino-Americana é misturar as culturas e costumes latino-americanos com a cultura dos portugueses e estrangeiros que vivem em Lisboa. Bancas de comida de diferentes países da América Latina, concertos, atividades para crianças como aulas de culinária, desenho, dança e argila. Além disso, também há espaço para o teatro, debates filosóficos, apresentações de livros e curtas-metragens.

Lisboa Connection Fest

A cidade de Lisboa volta a abraçar o folk, indie e blues, em mais uma edição do Lisboa Connection Fest. Este evento de pequena dimensão tem lugar no Palácio Baldaya e conta com várias gerações, artistas emergentes e consagrados, que se unem para celebrar a música e partilhar experiências. Pela primeira vez, a organização oferece um alinhamento 100 por cento nacional, com destaque para Tim, vocalista e baixista dos Xutos & Pontapés. 

Exposição “Ignis Spectum”

É a primeira exposição individual do pintor e muralista brasileiro L7 Matrix em Portugal. Das paredes da Galeria Because Art Matters para o palco global, esta exposição é o resultado de meses de pesquisa, reflexão, diálogo e trabalho materializando-se numa coleção única de arte original que mostra o estilo único do artista consagrado internacionalmente.

Reabertura do Teatro Variedades

Após três décadas de portas fechadas ao público, o icónico Teatro Variedades está prestes a reabrir. A festa de comemoração do aguardado retorno terá lugar no fim de semana de 5 e 6 de outubro, com entrada gratuita. No exterior, estão previstos espectáculos como os concertos de Tó Trips (dia 5) e Expresso Transatlântico (6). 

Além disso, haverá a apresentação da dança “O Baile dos Candeeiros” pela companhia Radar 360º. Em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, serão exibidos os clássicos “A Canção de Lisboa” e “O Costa do Castelo”. Os artistas LS e Mafalda MG vão realizar uma intervenção de arte urbana no muro do Parque Mayer, através do projeto Metamorfose, que representa a essência do teatro através da sua transformação e evolução ao longo dos anos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT