Na cidade

Decisão do Reino Unido de retirar Portugal da lista verde é baseada em dados errados

Foram identificados apenas 12 casos da mutação nepalesa de Covid no nosso País, e não 68, como foi anunciado.

O Reino Unido anunciou que vai retirar Portugal da sua lista verde, o que faz com que os turistas britânicos sejam obrigados a fazer uma quarentena de dez dias se decidirem visitar o nosso País, além de outras medidas de segurança.

A decisão levou a uma imediata onda de cancelamentos “em catadupa”, sobretudo no Algarve, o que pode ter um grande impacto económico no setor fragilizado do turismo nacional.

Na noite desta quinta-feira, 3 de junho, o microbiologista e cientista do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, João Paulo Gomes, deu uma entrevista à “SIC Notícias” sobre o assunto. O especialista contestou os dados apresentados pelo Reino Unido, que davam conta de haver em Portugal 68 casos da variante nepalesa — uma mutação da variante indiana, que pode ser mais transmissível e resistente às vacinas — da Covid-19. 

João Paulo Gomes diz que só foram identificados 12 casos desta variante em todo o País, e que estão concentrados em pequenas comunidades. O cientista diz então que está a “fazer-se uma tempestade num copo de água” e o que diz o Reino Unido “não faz sentido”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT