Na cidade

Depois da tempestade, a bonança: vem aí o típico verão de São Martinho

A previsão para o fim de semana indica um tempo seco, estável e com períodos de sol. A tradição volta a repetir-se este ano.
O tempo vai mudar.

Embora tenha uma designação diferente, o chamado “verão de São Martinho” não ocorre apenas do Sul da Europa. O fenómeno também se verifica na América, onde é conhecido por “Indian Summer”. Apesar de ter conotações culturais distintas, bem como as celebrações e tradições a ele associadas, este evento climático é explicado por fatores meteorológicos.

No hemisfério norte, a transição entre o verão e o inverno ocorre com a interação entre o anticiclone dos Açores com o anticiclone da Sibéria. Durante este período, entre o final de outubro e início de novembro, a variabilidade do estado do tempo é significativa, devido a várias passagens da Frente Polar (responsável pelo frio). Porém, com o final da primeira quinzena de novembro, esta dinâmica desacelera, o que acaba por enfraquecer os efeitos da Frente Polar — o que, na prática, significa uma melhoria relativa do estado do tempo.

Este ano, o fenómeno repete-se, como habitualmente, por volta do Dia de São Martinho, festejado a 11 de novembro (próxima segunda-feira): as condições meteorológicas vão adquirir características próximas do verão, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Depois de um início do mês marcado por chuva, trovoada e fortes rajadas de vento, o estado do tempo vai começar a mudar já a partir de sábado, dia 9. Até segunda-feira, 11 de novembro, prevê-se um tempo predominantemente seco, estável e com bons períodos de sol.

A mudança deve-se a um bloqueio anticiclónico, que “impede a chegada de frentes e tempestades”, adianta a “Meteored”. Como consequência, as temperaturas irão manter-se amenas e acima da média nos próximos dias. Os termómetros irão rondar os 20 graus na generalidade do território nacional, sendo que podem atingir os 23 e os 24 graus na região Sul e vale do Tejo. 

No caso de Lisboa, as temperaturas máximas irão rondar os 19 e os 22 graus, com mínimas a oscilar entre os 13 e os 15 graus. “É muito provável que se verifique uma situação de estabilidade em Portugal Continental, com o céu a apresentar-se pouco nublado ou limpo”, segundo o IPMA.

Ainda antes da chegada do verão de São Martinho, esperam-se alguns períodos de chuva fraca na sexta-feira, 8 de novembro, nas regiões Norte e Centro, especialmente nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro e alguns locais dos distritos de Vila Real e Viseu. No fim de semana, contudo, o céu vai estar pouco nublado ou limpo por todo o País.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT