Uma depressão com expressão em altitude marcou o estado do tempo nos últimos dias em Portugal, trazendo chuvas fortes e levando até a dezenas de episódios de inundações, de norte a sul do País.
As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre apontaram para que a situação começasse a melhorar a partir desta quinta-feira, 16 de setembro, e assim deverá ser: com o fim de semana à porta, o sol parece estar progressivamente de regresso a todo o País, ainda que só o centro e sul tenham temperaturas mais elevadas.
Esta quinta e sexta-feira, o céu ainda deverá apresentar-se com nuvens sobretudo no norte e centro, sendo esperada chuva mais a norte. No sábado e domingo, as previsões já apontam no entanto para céu limpo em todo o País, mas as máximas estarão amenas (23º de máxima em Lisboa no sábado) exceto a sul, em que podem chegar aos 27 graus. No Porto, por exemplo, ainda que com céu pouco nublado ou limpo as máximas no sábado não passarão dos 20 graus — e na Guarda dos 17º.