Na cidade

Depressão Bárbara chega a Portugal — e vem com chuva forte e trovoada

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil já lançou um alerta à população.
Muita atenção.

A partir desta segunda-feira, 19 de outubro, Portugal vai estar sob o efeito da Depressão Bárbara. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva forte e trovoada, o que o obrigou a colocar 13 distritos em aviso laranja.

São eles os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Lisboa. O aviso mantém-se em vigor entre as 18 horas de segunda-feira e as três da manhã de quarta-feira, 21.

O mau tempo continua até ao final de terça-feira, 20 de outubro,  dia em que o número de distritos em alerta sobe para 18. Além da precipitação, espera-se o aumento da intensidade do vento com rajadas até 100 quilómetros por hora e até 130 por hora nas terras altas e agitação marítima, em especial na costa da região sul.

A Depressão Bárbara fez com que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) decidisse lançar um alerta à população, recomendando a adoção de comportamentos adequados à situação meteorológica.

A ANEPC relembra a possibilidade de inundações rápidas em meio urbano e o transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis e em estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.

Alertou também para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, danos em estruturas montadas ou suspensas, possibilidade de queda de ramos ou árvores, possíveis acidentes na orla costeira e deslizamentos de terra.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT