Na cidade

Depressão Geraldine vai atingir Portugal no último dia do ano

Esta situação passará “gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes e até meio da tarde”, refere o IPMA.
O IPMA alertou portugueses estarem preparados

A depressão Geraldine vai trazer chuva a Portugal no último dia de 2023, avançou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Este fenómeno está associado a uma superfície frontal fria gerada por este fenómeno climático.

“Uma superfície frontal fria associada à referida depressão irá atravessar o território continental, dando origem a períodos de chuva no dia 31”, explicou o instituto, referindo que o alerta é válido entre as 14h53 de sábado e as 14h53 de domingo, 30 e 31 de dezembro.

Esta situação passará “gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes e até meio da tarde”, refere o IPMA. Os especialistas acrescentam que se prevê também um aumento temporário do vento e da agitação marítima.

O instituto já tinha referido que a Passagem de Ano não iria ser marcada pela chuva, mas alertou para os portugueses estarem preparados. Até à tarde de dia 31 de dezembro, domingo, prevêem-se períodos de chuva, que será, em geral, fraca, nas regiões norte e centro, em especial no Minho e Douro Litoral. Já na região sul, a probabilidade de precipitação é baixa.

Ainda assim, tudo vai mudar nas últimas horas de 2023. “A partir do final da tarde de dia 31, a probabilidade de ocorrer precipitação é baixa, sendo esperada uma noite de Passagem de Ano sem precipitação, embora com céu muito nublado, principalmente na região norte”, adiantou o IPMA.

Quanto às temperaturas, as máximas também deverão registar uma ligeira subida, com valores a rondar os 14 e os 17 graus. No nordeste transmontano, Douro e Beira Alta, deverá oscilar entre seis e 10 graus.

Se vive no norte, o melhor é aproveitar bem o último dia do ano, já que a chuva poderá regressar na tarde de 1 de janeiro, no Minho e Douro Litoral, estendendo-se no dia 2 às restantes regiões do norte e centro. Para Lisboa, por enquanto, só há previsão de chuva na quarta-feira, 3 de janeiro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT