Na cidade

Depressão Karlota chega a Portugal com muita chuva, vento e agitação marítima

Os 18 distritos continentais e o arquipélago Madeira vão estar sob aviso amarelo esta quinta-feira, 8 de fevereiro.
Prepare-se para o mau tempo.

Após vários dias em que o frio deu tréguas, com temperaturas máximas a chegar aos 22 graus, o tempo vai começar a mudar já a partir desta quarta-feira, 7 de fevereiro. O melhor é voltar a tirar os casacos quentes do armário, vai precisar deles.

A partir do meio do dia pode contar com chuva e com a intensificação do vento, em especial nas regiões Norte e Centro. A causa destas alterações é a chegada da depressão Karlota. O fenómeno meteorológico “inclui-se num sistema depressionário complexo, com dois núcleos, que deverá evoluir apenas para um núcleo, que irá estar localizado a sudoeste da Irlanda”, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O mau tempo levou o IPMA a colocar todos os 18 distritos de Portugal continental sob alerta amarelo na quinta-feira, entre as 15 e as 21 horas, devido à previsão de precipitação forte. No caso do Porto, Viana do Castelo e Braga, vão estar sob aviso laranja devido à agitação marítima na quinta-feira entre as 12 e as 18 horas.

Depois desse horário, o alerta passa para amarelo, prolongando-se até às 6 horas da manhã de sábado. Já na sexta-feira, os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga voltam a estar sob aviso amarelo, das 9 às 15 horas.

O alerta laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades.”

Enquanto Portugal continental será fustigado pela chuva, a Madeira irá enfrentar uma forte agitação marítima e rajadas de vento, estando sob aviso amarelo. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT