Na cidade

Descoberto sítio arqueológico nas obras de um empreendimento em Vila Nova de Gaia

Edifícios serão de caráter religioso e está a ser ponderada a criação de um espaço visitável.
Achados serão de edifício religioso

Foi divulgada esta segunda-feira, 18 de janeiro, a descoberta de um importante sítio arqueológico em Vila Nova de Gaia. O anúncio foi feito pelo Grupo Fortera, que encontrou estes achados durante os trabalhos de construção do empreendimento Riverside, junto à câmara municipal.

Não se pense que estes são apenas pequenos restos da vida que aconteceu neste local, porque aqui foram encontrados “uma necrópole paleocristã e alti-medieval associada a um amplo conjunto edificado de carácter religioso-administrativo com elementos arquitetónicos monumentais”.

A descoberta não será totalmente surpreendente, embora não se esperasse que fosse tão importante. É que em 2007 já tinha sido feita uma intervenção no local, com indicação dos arqueólogos para que fosse salvaguardada a escavação integral do local. Os trabalhos pararam em 2008, no entanto, quando o Grupo Fortera comprou os terrenos, no ano passado, já tinha conhecimento destes detalhes, pelo contratou uma empresa especializada para mapear e relatar as descobertas.

“Pretendemos salvaguardar os vestígios arqueológicos encontrados, pois os mesmos integram o património cultural, constituindo um meio para o conhecimento da história de Vila Nova de Gaia, e de Portugal. É assim evidente a necessidade do reconhecimento por parte da sociedade contemporânea do valor do património arqueológico e a necessidade do seu estudo, preservação e fruição”, explica em comunicado o CEO do Grupo Fortera, Elad Dror.

O próximo passo será, em conjunto com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, criar um “espaço para visitação pública que valorize a história local”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT