Para descobrir verdadeiramente a beleza de um local, não há nada que iguale a experiência de o percorrer e explorar a pé. Num País cheio de trilhos, de natureza, recantos e segredos, surgiu uma inovadora App de roteiros pedestres autoguiados que melhora a experiência de viagem, ajudando visitantes e locais a descobrir lugares incríveis e a vivenciar a cultura e a beleza do nosso território.
Lançada a 30 de setembro, a Walkbox é uma aplicação inteiramente produzida em Portugal que permite a qualquer pessoa ser o seu próprio guia; e descobrir, de forma autónoma e segura, lugares e locais, os seus pontos de interesse e histórias, com uma qualidade de conteúdos e nível de detalhe que a marca diz ser “sem precedentes”.
“Queremos inspirar as pessoas a passear mais a pé nas cidades, redescobrir o que muitas vezes está à nossa porta e desfrutar do contacto com a natureza”, explica à NiT Bernardo Henriques. O português de 55 anos é co-fundador da Travelbox Lda, a empresa detentora da App Walkbox, com sede em Oeiras.
Engenheiro doutorado do IST, este gestor e empreendedor, diretor geral da Travelbox e sócio maioritário, partilha a empresa com Pedro Andrade, de 55 anos, empresário e fundador de várias empresas de IT; e com Bernardo Pinto, 26 anos, fotógrafo e instagrammer com 64 mil seguidores, uma das páginas de fotografia pura (o fotógrafo não aparece nas fotos) com mais seguidores em Portugal: @ben.pinto.
Os três têm em comum várias paixões: por passeios na natureza, na montanha e na cidade, pela cultura e pela fotografia. Bernardo Henriques explica-nos ainda como sempre adorou mapas e roteiros. “Nos anos 90, fazia férias de montanha em BTT por trilhos nos Alpes e nos Pirenéus com cartas militares presas com molas da roupa ao guiador (lembrei-me disso agora, usava umas cartas alemãs maravilhosas!)”, conta.
Se este era um gosto inato, profissionalmente o empreendedor acumulou uma vasta experiência internacional na área tecnológica, em posições de gestão e cargos executivos em multinacionais. Até que, em 2003, criou a sua primeira startup na área dos microchips, a primeira financiada em 2005 pelo programa NEST do Estado, que foi comprada depois por uma multinacional irlandesa.
A ideia para a Walkbox surgiu depois. “Com a proliferação de websites e apps de viagens de conteúdo superficial e a consequente frustração de perdermos horas a pesquisar websites e a ler avaliações, vi que no mercado não existia uma forma fácil e eficaz para as pessoas descobrirem e conectarem-se com a essência dos lugares de forma autónoma e segura e melhorarem a sua experiência de visita”, adianta o fundador à NiT.
O objetivos da app são, por isso claros: em primeiro lugar, o de melhorar a experiência de viagem e ajudar visitantes e locais a conectarem-se profundamente com lugares incríveis e vivenciarem a cultura e a beleza do nosso País, de uma forma autónoma, segura e barata.
Em segundo, de “criar a App móvel de roteiros pedestres autoguiados líder em Portugal, com roteiros por todo o país, na cidade e na natureza”, explica o empresário. Depois há a expansão: “numa segunda fase iremos oferecer experiências completas, incluindo roteiros autoguiados e alojamento. Numa terceira fase, e depois de provar o conceito em Portugal, contamos expandir para outros países europeus, como Espanha, França e Itália”, adianta ainda.
A Walkbox tem cobertura nacional e foco local e oferece roteiros autoguiados dentro e fora das cidades para residentes locais, visitantes nacionais e turistas estrangeiros.
A app está disponível numa fase inicial gratuitamente, em português e em inglês. Esta primeira versão oferece 54 roteiros autoguiados em 8 regiões de Portugal, conta com 300 kms de percursos pedestres à escolha, mais de 1500 pontos de interesse descritos em pormenor com conteúdos exclusivos e fotografias originais. Serão adicionados regularmente novos roteiros e novas regiões graças à plataforma de produção de conteúdos desenvolvida pela Travelbox.
“Construímos esta solução com tecnologia e conteúdos 100 por cento portugueses e centenas de quilómetros palmilhados por ruas, montes e vales por uma equipa especializada focada na experiência do utilizador e apaixonada pela cultura e pela natureza do nosso país. E queremos disseminar esse conhecimento e transmitir essa paixão à comunidade de utilizadores da Walkbox, inspirando as pessoas a andar mais a pé nas cidades, redescobrir o que muitas vezes está à sua porta e desfrutar do contacto com a natureza”, conclui Bernardo Henriques.
Para experimentar e utilizar a app, só tem então de entrar no site e descarregar, para Android ou iOS. Neste momento a plataforma é aberta e serão adicionados continuamente mais roteiros e mais funcionalidades.
A partir da segunda metade de 2022, a Walkbox será oferecida com dois modos de funcionamento: a Walkbox Light: gratuito, com acesso aos roteiros e aos mapas mas com um nível de conteúdos base; e a Walkbox Premium: pago com uma subscrição mensal ou anual, com uma série de benefícios: mapas offline, textos detalhados, audioguia, vales de desconto eletrónicos etc. O valor das subscrições será, conclui Bernardo, anunciado no decorrer de 2022.