As escolas foram as últimas a fechar, na altura em que foi imposto de novo o estado de emergência em Portugal, e serão as primeiras a abrir quando começar o desconfinamento. A confirmação foi dada este sábado, 20 de fevereiro, por Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência.
“Não é por acaso que se procurou evitar o encerramento de escolas até ao limite do possível e que o Governo também já disse que é precisamente pelas escolas que recomeçará o desconfinamento”, referiu em videoconferência num fórum da Juventude Socialista, “Vencer o futuro – Faz ouvir a tua voz”.
Explicou também que apesar de fechadas, estão a ser servidas 18 por cento das refeições normais em muitas das escolas. Há ainda alunos que têm de estar presencialmente nos estabelecimentos de ensino, uma vez que não podem estar à distância. “Muitas vezes desvalorizamos esse trabalho que está a ser feito”, continuou.
Apesar de abordar o tema da reabertura, não adiantou quando tal possa vir a acontecer. O atual estado de emergência termina a 1 de março.