Na cidade

Desfile infantil e Cortejo Trapalhão: o Carnaval na Madeira vai durar duas semanas

Entre 15 a 26 de fevereiro, o centro da cidade do Funchal vai receber milhares de foliões a exibir os seus disfarces.
Vão ser duas semanas de festa.

Cor, dança, música, disfarces e sorrisos: o Carnaval na Madeira vai voltar a ser uma festa emblemática. É um dos momentos altos do calendário madeirense de festividades, com uma onda de alegria que se espalha por todo o arquipélago. Do famoso Cortejo Alegórico ao satírico Cortejo Trapalhão, passando por todos os festejos que acontecem durante estes dias, em várias localidades, o Carnaval está finalmente de regresso após dois anos de pandemia.

Costuma-se dizer que a “vida são dois dias e o Carnaval são três” — mas a Madeira ainda consegue superar esta expressão, com duas semanas de festa. Com o tema “Madeira Alegria e Folia”, o arquipélago conta com um extenso programa de atividades a decorrer no centro da cidade do Funchal entre 15 e 26 de fevereiro. Com um investimento de cerca de 450 mil euros, a festividade deverá envolver cerca de 4600 pessoas e o Turismo da Madeira prevê uma ocupação hoteleira de 80 por cento durante o Carnaval.

É na Praça Central da Avenida Arriaga que serão instaladas as casinhas com oferta de gastronomia e uma passarela, onde vão desfilar 11 trupes. O local também será palco de um total de 22 atuações ao longo das duas semanas. Já o Palco da Restauração vai acolher oficinas de Carnaval sobre as iguarias e os produtos madeirenses característicos da época nos dias 18, 20, 22 e 26 de fevereiro.

A programação deste ano terá grande destaque para o público infantil: na manhã de sexta-feira (17 de fevereiro), que antecede o dia de Carnaval, cerca de mil miúdos, provenientes de diversos estabelecimentos de ensino do Funchal, desfilam ao longo da Praça Central da Avenida Arriaga, exibindo os seus disfarces. No mesmo dia, à tarde, os visitantes podem assistir ao Carnaval Solidário. Centenas de pessoas irão desfilar até ao Jardim Municipal, onde se irá realizar um espetáculo.

Outro grande momento da programação acontece na noite de 18 de fevereiro, sábado, com o Cortejo Alegórico de Carnaval, um desfile com mais de 1000 mascarados e mais de uma dezena de carros alegóricos. “Este cortejo carnavalesco que extravasa brilho, cor, ritmo e muito samba atrai milhares de residentes e turistas ao centro do Funchal, numa verdadeira ode à folia”, lê-se no site da Madeira.

Depois, a 21 de fevereiro, terça-feira, acontece um dos momentos mais esperados do Carnaval de 2023: o Cortejo Trapalhão. Trata-se de uma marcha satírica, cheia de herança cultural, que surge na sequência daquilo que era feito originalmente (e de forma espontânea) na primeira metade do século XX. Neste dia, a criatividade dos participantes não tem limites e podem usar um disfarce que represente uma sátira social e política. A participação é aberta a todos, seja em grupo ou individualmente, nas diferentes categorias: Classe de Adultos; Classe de Crianças; Classe de Melhor Trapalhão; e Travesti.

De seguida, carregue na galeria para ver os melhores momentos do Carnaval da Madeira nas últimas edições.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT