Se existe alguma experiência mais libertadora do que explorar os céus em balões de ar quente gigantes, desconhecemos. De 21 a 24 de março, a vila ribatejana de Coruche, em Santarém, vai voltar a ser invadida por balões coloridos, graças ao regresso do Festival Internacional de Balonismo.
Organizado pela Câmara Municipal, o evento traz a Portugal várias equipas internacionais de balonismo, que prometem um espetáculo inesquecível nos céus da vila. O programa prevê sete voos matinais e à tarde, ao longo de quatro dias intensos.
Além dos voos, a 7.ª edição do festival continua com os batismos de balão estática e terá ainda artesanato, produtos locais, street food, animação, teatro infantil, concertos e a VII Caminhada do Balonismo, no Parque de Mercados e Feiras de Coruche.
O emblemático “Night Glow”, uma apresentação de luz e música eletrónica, é um dos destaques do cartaz e está marcado para a noite de 22 de março, antes do concerto “Sai do Chão”, um tributo a Ivete Sangalo. Quanto à Caminhada do Balonismo, tem início às 14 horas do dia 24 de março. Trata-se de um percurso circular de oito quilómetros pelas paisagens e caminhos dos arrozais e do rio. A participação é gratuita e as inscrições já estão abertas.
A entrada no evento é gratuita, bem como o batismo de balão de ar quente. Esta atividade permite que os passageiros experimentem uma sensação similar à vivenciada num “voo livre” de balão. A atividade é limitada à participação máxima de 125 pessoas em cada dia e tem a duração média de três a cinco pessoas. A programação completa está disponível online.
Carregue na galeria para ver os balões de ar quente que sobrevoaram os céus de Coruche na edição passada.