Na cidade

Dezenas de carros anteriores à II Guerra Mundial saem para a estrada este fim de semana

Vai poder cruzar-se com Aston Martins, Fiats, Peugeots, Rolls-Royces, entre outros. Todos os veículos foram fabricados até 1939.
Vai ser um paraíso para os fãs do vintage.

Os automóveis representam perfeitamente a evolução tecnológica que tem acontecido ao longo dos anos. Outrora, um carro tinha pouquíssimos cavalos, algo que já não acontece atualmente. Também já existem veículos elétricos e autónomos. Apesar de tudo isto, existem muitas pessoas que continuam rendidas aos carros e motas vintage. Para esses, está a chegar o evento do ano. Falamos-lhe, claro, d’A Corrida dos Fundadores, que decorre entre 14 e 16 de outubro.

O passeio, que assinala também os 120 da primeira prova automóvel na Península Ibérica, é destinado exclusivamente a automóveis e motos produzidos antes da II Guerra Mundial, ou seja, até 1939. Para celebrar aquela que é considerada por muitos a era dourada do automobilismo, estarão presentes veículos de marcas icónicas: Bugatti, Rolls-Royce, Aston Martin, Abadal, Alvis, Riley, MG, Ford, Peugeot, Fiat, Norton ou BSA são apenas alguns dos exemplos. Também poderá conhecer o Felcom, um veículo de origem nacional fabricado no início dos anos 30.

Na sexta-feira, 14 de outubro, os clássicos vão até à Figueira da Foz, onde realizarão uma prova de perícia. No sábado, 15, partem em direção ao “Leiria Sobre Rodas”, seguindo-se uma passagem por Alcobaça e Torres Vedras. Já no domingo os veículos rumam aos jardins do Casino Estoril, onde ficarão em exposição para que os possa conhecer de perto.

A organização também deixa um convite: caso tenha uma mota ou carro clássicos leve-os a juntarem-se a esta exposição pelas 12h30 de 16 de outubro. Neste caso, não importa o ano de fabrico, mas sim o facto de serem veículos vintage.

Carregue na galeria e veja alguns dos carros que percorrem as ruas em edições passadas.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT