Portugal vai ser afetado por uma nuvem de poeiras originária do norte de África, este sábado, 30 de novembro. O fenómeno pode ser prejudicial para a saúde, pelo que requer cuidados redobrados, alertou a Direção-Geral da Saúde (DGS) na sexta-feira, 29 de novembro.
Esta massa de ar, que transporta de poeiras em suspensão, proveniente dos desertos africanos, irá afetar o território continental, com maior impacto previsto para o Alentejo, Algarve e interior da região Centro. A DGS adverte para a consequente redução da qualidade do ar, prejudicial à saúde pública.
As partículas inaláveis PM10, presentes nesta nuvem de poeira, atingem os pulmões, podendo provocar problemas respiratórios. Com os grupos mais vulneráveis, nomeadamente os miúdos e idosos, os cuidados devem ser redobrados.
Durante a ocorrência destas situações, a DGS recomenda à população em geral evitar atividades extenuantes e exposição prolongada ao ar livre, bem como limitar o contacto com irritantes como o fumo do tabaco.
Os mais novos, idosos e pessoas com problemas respiratórios crónicos (como asma ou doenças cardiovasculares), devem permanecer em locais fechados sempre que possível, de preferência com janelas fechadas, sempre que viável, para minimizar a inalação das partículas.