Na cidade

Dino Parque vai ter uma exposição dos fósseis do monstro de Loch Ness português

O réptil marinho com mais de 195 milhões de anos foi encontrado em Portugal e continua a fascinar toda a gente.
É quase como um irmão do monstro de Loch Ness.

O Dino Parque, o parque temático de dinossauros, tem uma nova novidade para o verão: uma exposição temporária de uns fósseis raros encontrados em Portugal.

A partir de 13 de agosto, e até ao fim do verão, fósseis do Plesiopharos moelensis vão estar em exibição pela primeira vez. O Plesiopharos moelensis, uma nova espécie de réptil marinho da era dos dinossauros, habitou o nosso planeta há cerca de 195 milhões de anos e é o mais antigo e completo exemplar da Península Ibérica. Este réptil é também caracterizado pela sua silhueta semelhante à do famoso monstro de Loch Ness, de que todos nós já ouvimos falar em várias histórias.

Ao contrário do monstro mítico, os fósseis do Plesiopharos não foram encontrados num lago, mas sim perto do oceano em São Pedro de Moel, por Victor Teixeira e António Domingos, dois colecionadores. Os fósseis foram depois doados ao Museu da Lourinhã, onde uma equipa internacional de paleontólogos e geólogos ligados a várias instituições o prepararam em laboratório especialmente para o Dino Parque.

“O Plesiopharos é o mais antigo e completo plesiossauro da Península Ibérica e vai ser um fóssil de destaque na compreensão da evolução dos répteis marinhos nesta zona do Atlântico que, à altura, se estava a formar”, afirma Simão Mateus, o líder de um trabalho sobre estas criaturas publicado na “Acta Palaeontologica Polonica”, uma revista científica de paleontologia.

A exposição temporária dará a conhecer não apenas os fósseis do Plesiopharos moelensis, mas também a evolução dos plesiossauros e outros répteis marinhos da era dos dinossauros, as primeiras descobertas e a importância geológica da área de São Pedro de Moel.

Os bilhetes podem ser comprados online, onde se encontram atualmente com 15 por cento de desconto. A entrada para adultos custa 11,05€, enquanto que um bilhete para os miúdos (dos quatro aos 12) custa 8,42€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT