Na cidade

Do Brasil para Portugal. Lavagem de Santo António realiza-se pela primeira vez em Lisboa

Uma das maiores manifestações populares brasileiras vai acontecer na capital, entre os dias 7 e 10 de setembro.
É a estreia do evento em Portugal. Foto: Astrid Toussies

A Lavagem de Santo António é considerada uma das maiores manifestações populares da Bahia, no Brasil, e celebra-se todos os anos desde 1745, no mês de janeiro, em frente à igreja no alto da Colina Sagrada. A festa é marcada pela lavagem da escadaria e do terreno em frente ao templo católico por pessoas vestidas com trajes da época, ao ritmo de sons e cânticos.

O ritual, que começou com os escravos que lavavam e ornamentavam a igreja nos preparativos para a Festa do Senhor do Bonfim, tornou-se num festival de sucesso no Brasil e chega a Portugal pela primeira vez. O inédito evento cultural vai acontecer na Igreja de Santo António, em Lisboa, entre os dias 7 e 10 de setembro.

O Museu de Lisboa — Santo António juntou-se à Associação Franco-Brasileira Viva Madeleine para a realização desta manifestação cultural o programa já foi divulgado. Além do ato simbólico da lavagem das escadarias da igreja, o evento inclui uma conferência, uma missa e uma palestra.

A Lavagem de Santo António arranca no dia 7 de setembro, quarta-feira, às 18h30, com a conferência “Manifestação pela Paz”, conduzida por Aline Silva, membro da associação Viva Madeleine. Já no dia seguinte, será celebrada a missa em agradecimento a Santo António de Lisboa, acompanhada pelo coro do Festival Cultural da Lavagem, às 17 horas.

No último dia do evento, está programado um desfile entre a Rua do Terreiro do Trigo até à Igreja de Santo António. A lavagem simbólica da escadaria está marcada para as 14 horas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT