Se no fim de semana muitos aproveitaram o bom tempo para dar um passeio na praia (ou até mesmo dar os primeiros mergulhos do ano), na segunda-feira poucos portugueses saíram de casa sem um casaco quente. Após duas semanas com temperaturas acima dos 25 graus, o tempo mudou de forma drástica no início da semana, com uma descida acentuada dos termómetros e queda de neve no centro e norte do País.
O alerta do IPMA apontava para uma queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir da tarde, mas não foi só essa área que acordou esta terça-feira, 26 de março, com um manto branco. Os moradores de Arcos de Valdevez, Castro Daire e Viseu Dão Lafões também encontraram as ruas com um manto branco no arranque da semana e têm partilhado as imagens nas redes sociais. Durante a noite, nevou até em Insalde, Paredes de Coura, uma verdadeira “surpresa”, segundo a página da Meteo Trás-os-Montes.
A queda de neve já levou ao fecho das estradas de travessia do maciço central da Serra da Estrela na manhã desta terça-feira. De acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, estão encerrados os troços 11 (Piornos ‒ Torre), número 12 (Torre ‒ Torre), número 13 (Torre ‒ Lagoa Comprida) e o troço 9 (Piornos ‒ Manteigas), no distrito de Guarda.
A chuva, o frio e a queda de neve vão continuar a fazer-se sentir em Portugal até sexta-feira, segundo as previsões do IPMA. Existe até a possibilidade de nevar na Serra de São Mamede, em Portalegre, e na de Monchique, no Algarve.
“Para as terras altas, em especial do norte e do centro, as previsões apontam para queda de neve para terça-feira, descendo a cota gradualmente para os 600/800 metros, podendo também ocorrer queda de neve nas serras de São Mamede (Portalegre) e de Monchique (Algarve).”
O IPMA alerta para os impactos que a queda de neve e formação de gelo podem ter, como vias condicionadas, o piso rodoviário escorregadio, lençóis de água ou danos em estruturas e árvores. Tendo isto em conta, a Proteção Civil pede que seja evitada a circulação em zonas afetadas pela acumulação de neve.
Carregue na galeria para ver algumas das imagens partilhadas nas redes sociais pelas páginas Meteo Trás os Montes e Meteo Estrela.