Os Caretos de Podence foram considerados como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em dezembro de 2019. Estes ícones do Carnaval de Trás-os-Montes e Alto Douro são conhecidos por se vestirem com um traje às riscas, com capuz e franjas em lá amarela, vermelha e verde. O fato inclui ainda chocalhos, campainhas e um pai. Entre 18 a 21 de fevereiro, os Caretos voltam a andar à solta novamente por Macedos de Cavaleiro, enquanto chocalham os guizos colocados nas coloridas roupas.
Conhecido como o “Carnaval mais genuíno de Portugal”, que acontece na “aldeia mais colorida” do País, as celebrações vão durar quatro dias mas, na verdade, a festa começa na véspera, a 17 de fevereiro, com a visita do Presidente da República, que vai voltar a cumprir a promessa de fazer a inauguração do mural com a figura de Marcelo Rebelo de Sousa.
Com os coloridos fatos amarelos, vermelhos e verdes, os Caretos são os protagonistas desta festa e a principal atração no dia de Carnaval, quando fazem o desfile pelas ruas desta aldeia com menos de 200 habitantes. Contudo, haverá muitas outras atividades ao longo dos quatro dias, desde caminhadas, passeios de bicicleta todo-o-terreno, mercado tradicional, passeios de barco na albufeira do Azibo, animação de rua e exposições. Também pode experimentar ser careto por um dia e pintar a própria máscara. A programação completa pode ser consultada online.
Carregue na galeria para ver a festa que se faz em Trás-os-Montes na altura do Carnaval.