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Tejo Wine Route: Vinhos do Tejo criaram uma ‘Route 66’ do enoturismo

EN118 atravessa a região dos Vinhos do Tejo ao longo da margem esquerda do rio. São 150 kms com 14 produtores de portas abertas.
Novos passeios.

“Se não há dúvidas que a mais famosa estrada do Mundo é a Route 66 e que a mais longa Wine Route é a 62, na África do Sul, a Tejo Wine Route 118 tem tudo para ser uma reconhecida estrada vínica”. Nem mais, nem menos: uma rota que se pode vir a tornar icónica no enoturismo acabou de ser criada, com base numa estrada já existente.

A EN118 é uma das Estradas Nacionais mais fáceis de conduzir, devido ao seu traçado quase sempre plano e rectilíneo. Atravessa a região dos Vinhos do Tejo, na margem esquerda do rio, percorrendo cerca de 150 quilómetros e sete concelhos: Abrantes, Constância, Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Salvaterra de Magos e Benavente. 

Este mês de setembro, foi oficialmente transformada também numa rota vínica. O lançamento da Tejo Wine Route 118 surge no momento em que Portugal foi eleito, pela plataforma Momondo, como o melhor entre 31 países da Europa para a realização de uma boa road trip. Aqui, viajar de moto, carro ou autocaravana é seguro e uma bela forma de conhecer o nosso País, explicam os intervenientes. “E é precisamente na pacatez do interior de Portugal que está a Tejo Wine Route 118”, adiantam.

A iniciativa é da Rota dos Vinhos do Tejo, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e com o apoio da Turismo do Alentejo e do Ribatejo. A TWR118 visa alavancar o enoturismo, promovendo o território e os vinhos da região.

Recorde-se que a Estrada Nacional 118 foi construída para ser a marginal de toda a margem esquerda do rio Tejo, desde a fronteira, em Marvão, até ao imponente estuário, na capital. A sul do Tejo, esta já era uma estrada estratégica para o País e, em particular, para a região dos Vinhos do Tejo.

“A ideia da Tejo Wine Route 118 é muito recente e há todo um trabalho associado ao levantamento de pontos de interesse, que ainda está a ser feito. Considerámos, contudo, que esta é a melhor altura para a apresentar e começar a promover. Estamos em plena época de vindimas, sendo o ponto alto para quem produz e o mais apetecível para os viajantes, principalmente os enófilos”, explicam as entidades responsáveis.

A Tejo Wine Route 118 pretende ser assim uma “ferramenta” de promoção do território e dos vinhos da região, sendo que vai reunir outras entidades para além dos produtores, estendendo-se à gastronomia, aos costumes e tradições locais e também a experiências nativas, como passeios a cavalo, viagens de barco no rio Tejo, entre outras.

“O vinho dará o mote e será o elemento agregado para exploração do território e de momentos de partilha, em família ou entre amigos, enófilos ou não”, diz o grupo responsável. Mas a Tejo Wine Route 118 pretende ser uma espécie de “guia” e um ponto de partida para a descoberta da região dos Vinhos do Tejo, além desta rota. “Se há quem vá querer cumpri-la religiosamente, estamos certos de que haverá quem se vá querer desviar e “perder” por outras rotas na região”, afirma João Silvestre, presidente da Rota dos Vinhos do Tejo.

Pelos 150 quilómetros da estrada já existente, são então 14 os produtores de vinho que integram a Tejo Wine Route 118, sendo que a oferta é muito além disto: entre lojas, provas de vinhos, visita às vinhas, visitas à adega, refeições e alojamento.

Para quem quiser começar a planear a estreia da rota, ela já está a ser promovida: num futuro próximo será criado um microsite e uma aplicação, mas nesta fase inicial, as páginas de Facebook e Instagram dos Vinhos do Tejo— @vinhosdotejo.tejowines —vão ser o principal veículo de divulgação. Para facilitar, a pesquisa deverá ser feita por #TejoWineRoute118.

Para abrir o apetite e em jeito de estreia da Tejo Wine Route 118, os Vinhos do Tejo desafiaram Pedro Ramos, sommelier do restaurante lisboeta Alma e co-autor da página de Instagram @pedrones_somm, a percorrê-la, deixando-se guiar pelo vinho, com visita a alguns dos produtores dali situados. Na estrada de 30 de agosto a 4 de setembro, a experiência foi sendo partilhada no Instagram do sommelier e dos Vinhos do Tejo. 

 

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